07/07/2010

“Homem de Virginia”.

Há trinta dias, mais precisamente dia 08/06/2010, Newton Fernandino,
(papai, como amorosa e respeitosamente o chamamos),
partiu para junto do Pai, deixando-nos um vazio imenso e muitas saudades no coração!
Deixou-nos tristes, órfãos de seus ensinamentos, de suas sábias palavras, muitas vezes, um bálsamo para nossas feridas.
Conforta-nos saber que partiu dormindo, não sofreu, obedeceu o chamado do Pai que o levou a noite, enquanto dormíamos!
Partiu em silencio, sereno como viveu, foi encontrar seu grande amor, que o antecedeu, na viagem!
O céu está em festa!
Anjos alvoraçados, cuidam de tudo, voam daqui pra ali, conferindo tudo, dos balões ao som, dos enfeites aos néctares e licores que serão servidos aos convidados, do vasilhame à decoração!
Nada pode dar errado!
Um doce e suave perfume paira no ar...
Nosso Senhor, faz questão de uma boa organização, deverá ser a maior festa do céu, Gabriel!
E será, responde o Rafael, afirmativamente.
As musicas escolhidas por Virgininha, já se encontram na vitrola, diz Gabriel...
Os moradores do céu chegam em trajes de gala, sorridentes, tagarelando, aguardam ansiosos o inicio da festa!
Virginia, radiante de alegria, com seu vestido novo parece uma rainha, seus olhos azuis brilham como as estrelas, junto dela está seu filho mais velho, Mario Lincoln.
Vovó Chiquinha e vôvô Teté, pais do homenageado, são os primeiros, seus irmãos, amigos, lá se encontram na fila dos cumprimentos.
Cansado da viagem, sonolento ainda, chega Newton. O homenageado acorda tcambaleante do sono e se deslumbra com tantas maravilhas, fica inebriado!
Musica, luzes, fogos, apitos, balões, o emocionam!
... logo cai em si, reanima-se e olhando a sua volta, procura o rosto da mulher querida!
Boas vindas soam uníssona. Beijos, abraços, cumprimentos, sorrisos, perguntas diversas, todos querem saber novidades da terra. Vai respondendo educadamente, olhando ao redor, procurando-a com ansiedade! Seu semblante sorridente vai se tornando sério...
De repente, um burburinho...
É ela que vem a seu encontro, radiante, iluminada, abrindo caminho entre os convidados. Chega, risonha, feliz, linda de viver, maravilhosa!
Correndo para ele, ambos com seus corações aos pulos, ela se joga nos braços abertos que a esperam e que muitas vezes a envolveram, e seus lábios se encontram num doce beijo de amor!
Palmas e mais palmas ecoam pelo salão, uma nuvem de fumaça se espalha e perfuma, agradávelmente, o ambiente! Naquela bruma só se percebe o vulto do casal, ainda abraçadinhos, felizes, de verdade unidos para sempre!
Gritos de viva Niton, o Homem de Virginia, ecoam por todos os lados!
Começa o baile, o som da musica aumenta convidando a dançar e no compasso daquela valsa enlaçados, mamãe muito vermelha, confiante, se entrega naqueles braços que sempre a conduziram e deixa-se levar, girando pelo salão!
Com a felicidade estampada em seus rostos, transparece o amor que sempre os uniu...
Esquecidos de tudo e de todos, continuam a dançar...
A festa, foi um presente do DEUS, ao filho Newton, por merecimento. Homen bom, digno, honrado, correto, justo, fiel aos preceitos do PAI!
Responsável, trabalhou até seus ultimos minutos. Na hora da viagem, nem suas malas havia feito! Estava a recolher os donativos e as doações de amigos, que colaboravam mensalmente, para amenizar a vida dos os pobres assistidos pela sua conferência. Se orgulhava deste trabalho, fazia com o maior carinho, desprendimento e disposição. Dizia ser ua forma encontrada de agradecer pela sua vitalidade, capacidade, lucidez, graças que Deus lhe proporcionava, deixando viver tantos anos! (97 anos). Mesmo com dificuldade de locomoção, com seus joelhos comprometidos pela artrose, (pernas arqueadas, cambotas, que o desequilibrava), não desistia e por telefone fazia suas campanhas. Quanto a buscar os recursos tinha um jeitinho especial, alguem da familia o ajudava a recolher ou o doador levava até sua casa. Gostavam de levar em mãos, pelo prazer de conversar com ele, muito lúcido e atualizado, com opiniões proprias, sabia confortar e aconselhar quando necessário, e muito bem humorado, agradecido por tudo e a todos!
Quando se tem boa vontade não existem barreiras!
Os pobres e humildes perderam um grande e generoso protetor!
Nós, um Pai amoroso, preocupado com o mundo e muito ligado a familia,
um Avô e Bisa carinhoso, paciente, orgulhoso de seus descendentes...
Amigo de todos, leal, mais que um irmão.
Nunca foi político mas, sempre lutou pelas causas das quais acreditava, participando sempre de forma abnegada e desprendida.
E,
... em nossos corações não ficou somente uma imensa saudade mas, uma grande admiração, o orgulho a satisfação, de poder dizer: este EXEMPLO DE HOMEM é nosso Pai, nosso Avô; nosso Bisavô e um Amigo do Peito!
Com ele aprendemos o que é ser verdadeiro “HOMEM”!
Que Deus o tenha em sua Glória!

"No firmamento, brilha uma nova estrela de luz muito intensa, que nos ilumina o caminho e embeleza o nosso céu!"

Circele




9 comentários:

  1. Amiga Circele,
    Estou emocionada...........
    descreveste o "vô" Newton com uma precisão incrível, PARABÉNS!!!!!!!!!!
    tenho a certeza que a festa se "engalanou" depois desta maravilhosa, porém merecida homenagem...
    Como sabes, eu amo muito a vó Virgínia e o vô Newton... e oceis também...
    beijo nos corações
    RE

    ResponderExcluir
  2. Minha Querida Celle,
    Lindo post em homenagem a seu Pai.Essa Estrela no Céu está irradiando Amor, Ternura e nmuito Carinho para todos Vós. Ele próprio está igualmente recebendo de Vós esses mesmos estimulos. Que bonita Familia a Vossa. No fundo estão todos Felizes por se amarem tanto!!!
    Adorei a sua homenagem! Mantenha sempre esse espírito que Ele lá no Céu está a vê-la e gostando da sua postura!
    Um beijinho muito Amigo e Carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. Querida Circele,

    fiquei pesarosa ao saber do falecimento do seu pai, mas louvando a Deus pelos seus 97 anos de vida, bem vividos. Vocês realmente são uma família maravilhosa, e alegro-me por de certa forma, fazer parte dela. Que Deus lhes de consolo pois somente ele pode neste momento nos carregar no colo. Com abraço a todos, marília.

    ResponderExcluir
  4. Claire, minha querida, estou muito feliz com suas palavras, sempre carinhosa!Prezo tanto nossa amizade que tudo farei para não nos afastarmos, alem da distância física que é inevitável!
    Muito obrigada, te amo muito como sua mãe...
    Celle

    ResponderExcluir
  5. Meu querido Luis,estou emocionada com suas gentis palavras, acabo de mostra-las para o Antonio, sinto que nossas familias poderão se unir numa verdadeira e sincera amizade!
    meu maior prazer, eu ja lhe disse, é retribuir todas essa energia boa e solidária que recebo , quase diariamente. Meu marido e meus filhos quase não se manifestam, não usam a internet como distração, so a trabalho.Agradeço-lhe em nosso nome sua atenção.
    Boa Noite!
    Beijos
    Celle

    ResponderExcluir
  6. Celle, obrigada pelo carinho. Tuas mensagens são tão lindas e eu fico a viajar e pensar após lê-las. Após o falecimento de minha mãe, minha vó Landa (vó materna) partiu em viagem 1 mês após e recentemente (02/07) foi meu tio (irmão de minha mãe - 61 anos) que seguiu ao encontro delas. Fiquei a pensar exatamente como cita: embora aqui nos encontramos tristes com a perda, o céu está em festa e um dia com certeza, nos reencontraremos novamente. Até lá, vamos administrando a saudade, muitas vezes maior que o peito pode abrigar. Não......não é fácil, mas graças a DEUS que pudemos compartilhar nossa vida com estes entes tão amados e que somente, tão somente agora, estão distantes, mas haverá o reencontro. Eu creio nisso e assim se torna suportar a saudade. Bjossssssss

    ResponderExcluir
  7. Solange Melo, obrigada por me visitar e deixar seu comentário.É um estímulo muito grande para quem está iniciando.Desejo que depois destas perdas vc reaja, é natural que estejamos assim ocas, é a palavra que descreve nosso sentimento,sinto-me vasia, está muito recente deve ser natural, não podemos nem devemos é deixar passar mais de 90 dias sem procurarmos ajuda...
    Volte mais, e beijinhos fraternos pra voce!
    Celle

    ResponderExcluir
  8. Oi tia Circele.Parabéns pela homenagem ao Sr.
    Newton.Fiquei profundamente emocionada.
    Um forte abraço
    Clara Pontes

    ResponderExcluir
  9. Dona Circele fiquei emocionada com suas palavras!Espero que meu noninho possa estar presente nesta festa de pessoas de bem!um grande beijo,Fernanda

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle