31/03/2011

JABUTICABEIRAS


JABUTICABEIRAS EM FLORAÇÃO
A jabuticaba, jaboticaba ou jabuticabeira é uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica.
A árvore, de até 10 m de altura, tem tronco claro manchado, liso, com até 40 cm de diâmetro.As folhas, simples, tem até 7 cm de comprimento.
Floresce na primavera e verão, produzindo grande quantidade de frutos. As flores (e os frutos) crescem em aglomerados no tronco e ramos.
É uma das frutíferas mais cultivadas, desde o Brasil colônia, em pomares domésticos.

No Brasil, é encontrada em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Sul.Mais comum em planícies aluviais da beira de rios e baixadas da mata pluvial e das submatas de altitude, principalmente de pinhais; é rara na mata primária sombria.

A jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários, como medicinais. Entre estes é mencionada a decocção da casca, como remédio para a asma. O suco extraído da jabuticaba é culturalmente chamado em Minas Gerais de "jabuticabada", nome que já se espalhou por todo o Brasil. A famosa jabuticabada era usada por muitas tribos indígenas para alimentar principalmente gestantes, por ser rica em ferro.

 Para manter úmido, uma boa dica é colocar uma garrafa grande com um furo na base cheia de água ao lado do tronco. Porém regas constantes são indispensáveis para uma boa colheita.

A taxa de germinação das sementes de jabuticaba é baixa. A planta jovem precisa ser mantida em ambiente semi-sombreado nos primeiros meses de vida. É preciso manter a terra sempre úmida, regar constantemente e podar os ramos baixos. Entre-safras é necessário escovar o tronco e os galhos para retirar cascas e resíduos das frutas e/ou flores antigas. 

Para colher, espere os frutos estarem bem maduros, bem pretos e brilhantes. Quanto mais maduros, mais doces serão os frutos.
 

Não produz no nordeste porque não é dada a climas muito secos.
Também não é comercial. Logo que colhida tem que ser consumida. Aliás, é de se saber que a jabuticaba é boa de ser chupada no pé. Além do mais, requer certo cuidado ao ser consumida, porque se trata de uma fruta cheia de caroços. E esses caroços no aparelho digestivo são congestionantes, ou seja, entulha os intestinos do ávido comilão que vem a pagar caro pelo descuido. Lembro-me, sempre, quando estou chupando jabuticaba, do meu pai dizendo: “cuidado crianças, isso intope”!
E quantas vezes ja nos vimos nestas condições, quando eramos pequenos?

 A meninada comumente pulava as cercas a fim de associarem aos passarinhos, em busca de frutas maduras. E eu, moleca no meio dos meninos, para não ser diferente, também fazia isso,  quando meu irmão quase morreu ao cair de um pé de jabuticaba...
Eu nunca mais me arrisquei a entrar num pomar alheio. Aliás, como ladra de frutas, nos quintais, eu não fui nada bem sucedida... 

2 comentários:

  1. Muito oportuna a sua postagem Celle.
    As jaboticabeiras fizeram a alegria de muitas e muitas gerações.
    Sou fã deste belo espaço, íntegro e sincero.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. professor Claudio, não tive o prazer de conhece-lo pessoalmente, mas parece que o conheço ha tempos, pelo que escreve e que me agrada muito.
    Como possuo amigos portugueses que não conhecem jabuticabas, estes senhores ao lado, como não posso enviá-las, quero deixa-los de agua na na boca!
    Agradeço-lhe a visita e seu comentário muito valioso...
    Obrigada
    Celle

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle