11/03/2011

TERAPIA EM GRUPO


O que é a terapia comunitária
É a terapia que traz alívio ao sofrimento.

A terapia comunitária, é um instrumento reconhecido pelo Ministério da Saúde que permite construir redes sociais solidárias. Atualmente, o Brasil tem 11.500 profissionais atuando em todas as regiões.
A técnica busca estimular a cidadania e restaurar a auto-estima das pessoas. Também favorece a prevenção da saúde e a reinserção social, ao possibilitar a expressão dos sofrimentos que atingem diretamente a saúde dos brasileiros.
Em rodas, os participantes falam de seus problemas e ouvem uns aos outros, mas não podem dar conselhos. O ideal é que a experiência apresentada ajude os próprios indivíduos a achar caminhos alternativos ao sofrimento.
O método não é para doentes, mas para quem vive sob o risco de adoecer. Ele pode ser complementar a um tratamento tradicional, com psicólogo ou psiquiatra. A terapia usa um mediador treinado, que pode ser um profissional de saúde ou de outra área.
Um levantamento realizado sobre o impacto dessa técnica no país apontou que 89% dos participantes tiveram suas demandas atendidas, e não foi necessário encaminhá-los para um especialista.

Dividir sentimentos com os outros ajuda a conter ansiedade, diz médico.


Para saber onde está a rede mais próxima da sua casa, acesse o site da Associação Brasileira de Terapia Comunitária.
http://www.abratecom.org.br/

Noticia veiculada no programa Bem Estar.

2 comentários:

  1. Como é oportuna a sua postagem! Tomara que seja lida por muitas pessoas.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cláudio, obrigada pela visita e pela sua manifestação. Achei meu dever publicar para que as pessoas saibam que existem terapias solidárias para aliviá-los de seus problemas.

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle