10/09/2010

O HOMEM EM PERIGO

O HOMEM EM PERIGO
TRANSCRITO Do Sempre Jovem, assunto atual, complexo, abordado pelo escritor Michel Quoist, em seu livro: Construir o Homem e o Mundo, em 1971.
Em face da consciência da humanidade, os chamados grandes problemas - a injusta condição do mundo operário e o proletariado nos povos subdesenvolvidos - permanecem ainda sem solução.
Seus amargos frutos e inúmeras variedades de sofrimento que acarretam, atingem o homem em sua carne e sua alma.
No entretanto, um outro mal, talvez mais grave ainda, vai invadindo a humanidade, a – terrível reviravolta das coisas- pelos povos mais evoluídos, e pelos homens mais civilizados. É uma espécie de desintegração, e decomposição, de apodrecimento do próprio homem. Os maiores sábios e os mais eminentes pensadores que crêem na primazia do espírito sobre a matéria acham-se inquietos, e a própria humanidade já começa a compreender a importância desse perigo.
O homem moderno, orgulhoso de seu poder sobre a matéria e sobre a vida, parece dominá-las cada dia melhor. A medida em que pela ciência e pela técnica o homem vai se apoderando do universo, vai também perdendo o domínio do seu universo interior.
Pretende dirigir o universo e não sabe dirigir nem a si mesmo.
O verme que o corroi está em seu interior, e se fortifica, alimentado pelas facilidades do mundo moderno que oferecem ao corpo as delicias e ao espírito o orgulho do poder.
É preciso refazer o homem, para que o universo seja por ele refeito, na ordem e no amor.
Quanto mais facilidade de viver e de gozar, mais necessidade de luz terá o homem para compreender que não são senão os meios para atingir um fim mais alto; precisará também de força interior para não se apegar a elas; e mais necessidade de amor terá a fim de captá-las em seu benefício.
O Homem produz cada vez mais e, perpétuo esfomeado, lança-se sobre esses bens sem nunca se sentir saciado.
Infernal círculo vicioso, onde as necessidades crescem mais depressa do que nascem as coisas, e o homem escravo debruça-se para colher os frutos da matéria e acaba por cair de joelhos diante desse ídolo.
Apesar da sua decadência, o homem admira-se a si mesmo. E admirando-se esquece da onipotência de Deus e faz das coisas seu Deus.
Para construir o homem e o mundo moderno, não é preciso apenas restituir ao homem sua alma, mas também faze-lo redescobrir quem o criou, com perfeição. Senão amanhã não haverá mais homem.O homem bem construido o é em três planos: o físico, o sensível e o espiritual.
Os planos reagem uns sõbre os outros, mas sua hierarquia deve ser respeitada, sendo o físico o ultimo, o menos nobre, e o espiritual está acima de todos. Se a ordem dos valores não for conservada o homem se desagrega.
Alguns homens andam de cabeça para baixo, e isto não é normal. O físico tomou o comando...
Outros caminham de rastros é a sensibilidade dominando...
A afeição se torna paixão...
A sensibilidade domina e paralisa o espirito...
"O homem precisa estar de pé", com seu espirito inteiramente livre, comandando a sua sensibilidade e o seu corpo. Se o corpo precisa de alimento também é preciso fortalecer o espírito e os sentidos com conhecimentos e estudos.
O homem não pode manter-se de pé; seu corpo muito pesado, sua sensibilidade, muito sedutora, ele precisa de força espiritual que o atraia para cima, para o alto e o sustente e o tranforme interiormente. Quando o homem se mantiver de pé, altruista, olhará ao seu redor e verá a realidade que o cerca, o perigo que o rodeia, será bom que reflita voltando à plena posse de si mesmos para, em seguida, se fortificar espiritualmente.
Assim não estará mais preocupados só em “ter”, mas primeiramente, em “ser”.
O homem em perigo, falta Deus na sua vida!

Um comentário:

  1. Amiga Celle,

    Muito interessante este texto que nos traz aqui. Muito obrigado.

    Para revitalizarmos o planeta, devemos começar por nós, pelo nosso código de valores éticos, pela nossa noção de civismo, pela nossa coerência entre o que pensamos, o que dizemos e a forma como actuamos, em relação a nós próprios, aos outros e ao ambiente. Não podemos esquecer os nossos compromissos perante os amigos e todos os outros.

    Devemos procurar alertar os familiares, os vizinhos e os amigos, limpar a nossa frontaria, o nosso bairro. Começando assim, acabaremos por ver o mundo diferente, mais pacífico, mais feliz.

    Quando o texto refere Deus, interpreto-o como algo de indefinido que nos serve de guia, o nosso código de valores, o nosso intelecto, sem fanatismos, sem exclusividade. E digo isto por haver leitores que são alérgicos à palavra. O certo é que os povos, desde a antiguidade, sentiram necessidade de tal esteio espiritual. E quando falo de exclusividade tenho presente a loucura de um fanático americano que pretendia queimar o Corão.

    Há dias num, dos convívios, alguém referiu que a extracção diária de enorme quantidade de petróleo, deixa espaços vazios no subsolo, que podem causar abatimentos do solo, com terramotos e desaparecimento de cidades. Por outro lado as loucas construções em altura, exercem desmesurado peso num local das placas tectónicas desequilibrando-as e originando terramotos. O mais perigoso é que existe grande concentração de tais construções em áreas em que se tem feito intensa exploração de petróleo, o Médio Oriente, de onde se conclui o perigo que tem estado a ser criado nessa região. Não será de estranhar um grave cataclismo num futuro próximo.


    Beijos
    João
    Do Miradouro

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle