|
O Pequizeiro e o Ipê amarelo |
O pequi (Caryocar brasiliense; Caryocaraceae) é uma árvore nativa do cerrado brasileiro, possui troncos tortuosos e característicos, cujo fruto, embora muito utilizado na cozinha nordestina, do centro-oeste e norte de Minas Gerais, é considerado tipicamente goiano.
|
A linda flor do pequi |
Dele é extraído um azeite denominado azeite de pequi.
Seus frutos são também consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz e frango.
Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas.
O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. Pode ser conservado tanto em essência quanto em conserva.
|
O pequizeiro |
Símbolo da cultura do estado brasileiro de Goiás, o pequi pode também ser encontrado em toda a região Centro-Oeste (considerada a capital da fruta) e nos estados de Rondônia (ao leste), Minas Gerais (norte e oeste), Pará (sudoeste), Tocantins, Maranhão (extremo sul), Piauí (extremo sul), Bahia (oeste), Ceará (sul), e nos cerrados de São Paulo e Paraná. Em Goiás podem ser encontradas todas as variedades, cuja frutificação ocorre entre os meses de setembro e fevereiro. Está na lista de espécies ameaçadas do estado de São Paulo. É encontrado também na Bolívia.
No estado do Tocantins há uma cidade com o nome de Pequizeiro em homenagem à árvore, onde se celebra a festa do pequi todos os anos.
|
Fruto verde |
|
Fruto maduro |
O fruto pode ser apreciado em variadas formas: cozido, no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes, no leite, e na forma de um dos mais apreciados licores de Goiás. Além de doces e sorvetes.
|
Pequi com arroz
Ingredientes da Receita de Arroz com Pequi 1 xícara (chá) de arroz 2 colheres (sobremesa) de óleo de canola 10 pequis 2 dentes de alho picados 1 cebola média picada 3 colheres de sopa de salsinha picada 2 tomates para decorar
Modo de Preparo do Arroz com Pequi Refogue o arroz com o alho e a cebola. Coloque a água e os pequis. Deixe cozinhar e sirva quente. Salpique salsinha e decore com os tomates. Na hora de servir, lembre-se que a polpa só pode ser mordida superficialmente. Logo abaixo ficam os espinhos que podem machucar e são difíceis de serem retirados.
Benefícios do Arroz com Pequi Segundo as pesquisas do Laboratório de Genética e Mutagênese da Universidade de Brasília, os antioxidantes presentes no Pequi protegem as células do ataque dos radicais livres. Há evidências de que a fruta pode ser uma arma contra o câncer e ainda proteger as células dos efeitos colaterais das drogas usadas no tratamento da doença. Ou seja, o temperinho tem poderes antioxidantes consideráveis. É rico nas vitaminas A, C e E. Possui boas doses de cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Contém betacaroteno, flavonóides e ácidos graxos ômega-3. Que beleza, não? Agora é só preparar e saborear o Arroz com Pequi, um presente ultra saudável da culinária do Centro-oeste.
|
Pequi com arroz:
OLÁ CIRCELE,
ResponderExcluirADOREI SEU BLOG. PRINCIPALMENTE AS MÚSICAS.
ABRAÇOS, NEUZA ZUCCONI