10/09/2010

Comentário: "O Homem em Perigo"

Comentário do amigo, João.A Soares sobre o "O homem em Perigo"

João, obrigada, gostei tanto do seu comentário que lhe peço licença para publicá-lo no "Celle Ornamental",( com ou sem seu consentimento) porque meus leitores ainda que poucos, merecem conhece-lo. O amigo que me introduziu na blogosfera e que me honra comentando e incentivando meus trabalhos, me encantando com sua facilidade de expor seus pensamentos com lucidez, capacidade, sabedoria e arte.
Escrever bem é uma arte e você amigo, um artista!

Assim falou...
Muito interessante este texto que nos traz aqui. Muito obrigado.

Para revitalizarmos o planeta, devemos começar por nós, pelo nosso código de valores éticos, pela nossa noção de civismo, pela nossa coerência entre o que pensamos, o que dizemos e a forma como actuamos, em relação a nós próprios, aos outros e ao ambiente. Não podemos esquecer os nossos compromissos perante os amigos e todos os outros.

Devemos procurar alertar os familiares, os vizinhos e os amigos, limpar a nossa frontaria, o nosso bairro. Começando assim, acabaremos por ver o mundo diferente, mais pacífico, mais feliz.

Quando o texto refere Deus, interpreto-o como algo de indefinido que nos serve de guia, o nosso código de valores, o nosso intelecto, sem fanatismos, sem exclusividade. E digo isto por haver leitores que são alérgicos à palavra. O certo é que os povos, desde a antiguidade, sentiram necessidade de tal esteio espiritual. E quando falo de exclusividade tenho presente a loucura de um fanático americano que pretendia queimar o Corão.

Há dias num, dos convívios, alguém referiu que a extracção diária de enorme quantidade de petróleo, deixa espaços vazios no subsolo, que podem causar abatimentos do solo, com terramotos e desaparecimento de cidades. Por outro lado as loucas construções em altura, exercem desmesurado peso num local das placas tectónicas desequilibrando-as e originando terramotos. O mais perigoso é que existe grande concentração de tais construções em áreas em que se tem feito intensa exploração de petróleo, o Médio Oriente, de onde se conclui o perigo que tem estado a ser criado nessa região. Não será de estranhar um grave cataclismo num futuro próximo.

3 comentários:

  1. Amigo, disse bem, a transformação tem que partir de cada um de nós.
    Somos superiores aos animais pela nossa condição de analisar, refletir,julgar e dirigir nossas ações, Muitas vezes agimos como os animais quando nos tornamos escravos do nosso corpo, dos nossos instintos e dos nossos sentimentos, que paralisam nosso espirito, nossa discernimento.
    Dificuldades sempre existirão, mas com ação, vontade e coragem, o homem pode melhorar.
    A palavra Deus, no meu texto, é o nome do meu Deus, mas podem denominar como acharem melhor. Desejo é manifestar que acredito no "HOMEM" e na "MULHER" evoluidos desenvolvidos harmonicamente nos tres planos que os constitui: físico, o sensível e o espiritual.Cada qual cumprindo sua função plenamente, nenhum dominando o outro. O Homem perfeito! Suas funções trabalhando no seu limite máximo, maravilhosamente bem!
    Se fossemos assim: respeitaríamos nossos semelhantes, preocuparíamos com nossos limites, respeitaríamos e cuidaríamos valorizando a terra e a natureza que nos abrigam nos alimentam e encantam, nos permitiria possuir um espirito saudável e evoluido!
    É isso João!
    Boa noite
    Celle

    ResponderExcluir
  2. Querida Celle,

    Está perdoada do crime de tentar espicaçar a minha vaidade. Não lhe será fácil porque me oriento mais pela racionalidade do que pela emotividade e faço frequentemente uma avaliação dos meus pensamentos palavras e obras.
    Muito obrigada pela sua intenção, e não se esqueça de Quem sou? !!!

    Beijos
    João
    Do Miradouro

    ResponderExcluir
  3. Realmente um excelente texto pra reflexão. Parabéns a estes (as) blogueiros (as)...

    João Bréscio

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle