21/09/2010

O CERRADO MINEIRO

O cerrado mineiro
 Convidei minha prima para passear, fomos com  Antonio visitar algumas fazendas localizadas próximas a Contria e Beltrão, municípios pertencentes a Corinto e distantes de S.Lagoas uma três horas.  Minha prima era a primeira vez que visitava aquela região.


 Considerada  sertão, possuindo vegetação de cerrado: arvores dispersas, caules e tronco tortuosos, poucas folhagens, clima quente, pouca chuva, e nesta época do ano então, a vegetação está seca e há perigo de fogo, incendios.
Foram horas agradáveis e colocamos os assuntos em dia. Aproveitamos a viagem para apreciarmos a natureza agreste, sentir na pele o calor daquele clima quente, aquela paisagem rude e bonita, pouco comum aos nossos olhos, suas propriedades e naturalmente um dos diferentes ecossistema do nosso país. 

A balsa
Houve de tudo nesta viagem, até passeio de balsa.
Rio das Velhas
Na Serra do Cabral, que emoldura toda paisagem da região, com sua diversidade de vegetação e suas cachoeiras, seus pequenos riachos que nascem e correm pelo cerrado a fóra.
O Rio das Velhas, escorre molemente por ali. É um dos afluentes do Rio São Francisco. Agora, mais despoluído, cujo resultado advem do trabalho que vem sendo feito de conscientização das populações ribeirinhas da necessidade de despoluir e refazer a mata ciliar, nas laterais dos rios. E com as prefeituras das cidades que jogam seus esgotos em suas aguas, sem nrnhum tratamento prévio. 
  Em certos pontos da estrada, para atravessar o Rio, presisa-se de usar a balsa, embarcação muito rudimentar, constituindo o meio de ligação entre uma margem e outra do rio, por não haver pontes construidas. 
Uma das cachoeiras

 A balsa provocou pavor na minha amiga que nunca havia embarcado em algo semelhante e por não sabe nadar. Quase desmaiou!
... e nós atravessamos quatro vezes, duas pra lá e duas pra cá, de volta.  
Vencido o medo, passamos para a outra margem do rio e entramos na fazenda onde tivemos a oportunidade de ver a agricultura em desenvolvimento naquela região, apreciamos e admiramos um grande plantio de milho, de feijão. 
A  soja, a abóbora, melancia ali produzidas haviam sido colhidas, até trigo irrigado, foi colhido na semana passada, em caráter experimental para atender necessidade de uma industria de massas. Produziu muito bem mas, aguardam uma análise verificando a viabilidade do plantio. Na verdade, encarece muito a produção a correção do solo, a irrigação e outros itens, embora hája, incentivos do governo, com facilidades de crédito para essa região.

Colheita do feijão mecanizada

Feijão colhido e agrupado em alas para facilitar o recolhimento


  E assim passamos um dia bem agradável que não terminou sem antes apreciarmos um confinamento de gado de corte, noutra fazenda, e deslumbrarmos de um por do sol  espetacular.
                                                 Confinamento do gado
                                                       Silo de milho
                                                    E um magnífico por do sol
Viva o cerrado!

4 comentários:

  1. Uma boa narrativa de um dia bem passado em contacto com a natureza. Parabéns pelo passeio e pela óptima reportagem. Até me apetece fazer uma sugestão, mas a Amiga Celle já terá pensado o mesmo!!!

    Beijos
    João
    Do Miradouro

    ResponderExcluir
  2. Celle vc é mesmo uma linda caixinha de surpresa....Que saudade dessa terra que está renascendo pelas mãos do Sr Antônio...um grande beijo

    ResponderExcluir
  3. Que bom que apesar de não ter podido ir com vocês neste passeio, pude usufruir nestas imagens do gostinho de revisitar estas fazendas tão bem trabalhadas e produtivas, onde podemos nos aproximar mais da natureza e da simplicidade!

    ResponderExcluir
  4. Viu mãe, agora acho que aprendi a postar comentários! Entrar no blog não dá para ser todo dia , mas vamos dando um jeitinho para entrar e ficar mais perto de você! Sua fotos também estão arrasando, heim?! Como as fotos do Ramon!!!!!!Maravilhosas!!!!

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle