06/08/2010

Sexo na melhor idade

Não há idade para o sexo, ou seja, homens e mulheres saudáveis podem se manter sexualmente ativos por toda a vida. Segundo os especialistas, o preconceito e a falta de informação atrapalham o desenvolvimento da sexualidade na terceira idade. Há mudanças físicas, sim, mas elas não são as responsáveis pelo fim da intimidade entre o casal. Na avaliação dos sexólogos, as barreiras são socioculturais, ou seja, a idéia de que o sexo é privilégio dos mais jovens e que não pode fazer parte da idade madura. Para quem tem essa visão, aos mais velhos cabe o amor platônico, pré-adolescente. É claro que as necessidades sexuais do idoso são diferentes das do jovem, pois as pessoas mais velhas vivem outro momento da vida, prezam mais a intimidade com seu companheiro ou companheira do que, por exemplo, a freqüência das relações sexuais. O sexo entre pessoas mais velhas é muito natural e importantíssimo para manter a qualidade de vida, pois ajuda a perder peso, melhora o apetite e a digestão, além de favorecer a circulação sanguínea. Ou seja, não há contra-indicações. O que muda no corpo Das mulheres: Com a menopausa, há a queda de hormônios sexuais, a lubrificação vaginal também diminui, causando às vezes dor no ato sexual e dificultando o orgasmo. A reposição hormonal pode ser uma solução para esses problemas, mas é preciso consultar um médico para saber se o tratamento se aplica ao caso. Maior atenção às preliminares e às carícias por parte do companheiro também pode aumentar o prazer sexual da idosa. Dos homens: O maior problema vivido pelos homens é a dificuldade de ter e manter a ereção. Segundo pesquisas, após os 65 anos, entre 15% e 25% dos homens têm esse problema. A impotência pode estar associada a doenças como diabetes, hipertensão, doenças do coração. Nessa faixa etária, o homem demora mais para ter a ereção, a rigidez do pênis também não é a mesma da juventude, o volume de esperma pode ser menor e o período entre a ereção e a ejaculação também é reduzido. No entanto, esses problemas podem ser contornados com medicação (no caso da impotência) ou por estimulação erótica antes do ato sexual.

2 comentários:

  1. Colega Celle,

    A propósito deste post, ouvi há dias uma anedota. Num lar da «melhor idade», um nonagenário habituou-se a um inocente namoro com uma senhora de idade semelhante. A dada altura, estando ambos sentados num banco do jardim um pouco oculto pela vegetação, ele propôs que ela pegasse no pénis e o mantivesse na mão. Ambos tinham prazer naquela gesto inocente e infantil.
    A senhora, por motivo de saúde, passou uns dias sem ir para o jardim e, quando voltou, encontrou o seu amado com outra colega do lar na mesma posição amorosa. Ficou danada e perguntou ao amigo: mas diz-me cá, o que é que ela tem mais do que eu?
    Resposta imediata dele: Alzheimer.

    Amiga Celle, há males que causam bem, que dão vantagem!

    Beijos
    João
    Do Miradouro

    ResponderExcluir
  2. João, o melhor da vida é estar com alguém que sabe fazer de um pequeno instante um grande momento! rsrs...
    Obrigada, Celle

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle