07/02/2012

RAIO X, MAMOGRAFIA E TIREÓIDE

Atenção mulheres!!!

Cancro da tiróide e RX na mamografia



Num programa, na televisão de Israel, um médico afirmou que é cada vez mais comum o número de mulheres que sofrem de cancro na tiróide. E observou que, talvez, isso possa/seja devido ao uso de raios-X em Mamografia.

Ele explicou que, nesse tipo de estudo, o pescoço deve ser coberto e protegido por um manto que deve ser fornecido pelo técnico que faz o estudo. Mas muitos não levam em conta isso !!! Esse manto de protecção pode ser colocado sobre a área da tiróide, no caso da Mamografia.

A pessoa que enviou este e-mail, foi fazer esse estudo de Mamografia e, encorajada, solicitou esse manto de protecção. 

Perguntou à enfermeira, porque nunca colocam essa protecção nas pacientes, e ela respondeu:
- Ninguém o pede! Devem solicitá-lo!!!

Por isso, as senhoras devem solicitá-lo, porque é um direito que lhes assiste, e que as clínicas não cumprem, de livre e espontânea vontade. 

Então solicite-se !!!

Por favor, divulgue, para que não somente você saiba deste assunto, mas para que possa ajudar as mulheres a cuidarem da sua prevenção. É um dever cívico, esclarecer este direito que todas as mulheres têm!

Assunto publicado do Blog SEMPRE JOVENS

2 comentários:

  1. neste caso as clinicas ou hospitais que realizam mamografias já deveriam colocar o manto como se fosse procedimento habitual, tal como quando realizamos rx de dente no qual a dentista coloca uma especie de avental de chumbo encima de nossos peitos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, Anonimo,(a) o paciente não tem obrigação de saber o perigo que está enfrentando. Quem executa o procedimento é que precisa ter o conhecimento a responsabilidade de proteger seu cliente, seu paciente...
    Agradeço seu comentário, volte novamente, mas assine por favor...
    Obrigada!
    celle

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle