29/02/2012

ANO BISSEXTO


Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos.
No Calendário Gregoriano é acrescentado ao final do mês de Fevereiro, sendo seu 29º dia.
Hoje a expressão bissexto vez ou outra é associada ao duplo seis (66) da expressão 366 porém, aos estudiosos é um grande é equívoco.
 A Terra demora aproximadamente 365,2422 dias solares (1 ano trópico) para dar uma volta completa ao redor do Sol.
Enquanto o ano-calendário comum (por convenção) tem 365 dias solares.
Sobram, portanto, aproximadamente 5h48m46 (0,2422 dia). As horas excedentes são somadas e adicionadas ao calendário na forma inteira de um dia (4 x 6h = 1 dia).
Acrescenta-se um dia a mais para se corrigir a diferença entre o ano-calendário convencional e o tempo de translação da Terra em volta do Sol tomando-se o ano trópico que utiliza o equinócio vernal (ou seja, o equinócio de primavera no hemisfério norte) como referência.


No caso do Calendário Gregoriano este dia extra é incluído no final do mês de fevereiro, que 
passa a ter 29 dias (ano com 366 dias) em lugar dos 28 dias de anos normais (ano de 365 dias).
Feitas as correções de calendário definiu-se a nova regra para o cálculo dos anos bissextos:
1.     De 4 em 4 anos é ano bissexto.
2.     De 100 em 100 anos não é ano bissexto.
3.     De 400 em 400 anos é ano bissexto.
Para melhor entender
São bissextos todos os anos múltiplos de 400, p.ex: 1600, 2000, 2400, 2800...
São bissextos todos os múltiplos de 4 e não múltiplos de 100, p.ex: 1996, 2004, 2008, 2012, 2016…
Não são bissextos todos os demais anos.


Na Antiguidade Romana, o primeiro dia de cada mês era chamado Calenda. Assim, os últimos dias do mês antes da calenda, era nomeados de acordo com o número de dias que faltavam para a calenda. Como fevereiro tinha 30 dias, ficou determinado que o sexto dia antes da calenda (dia 24 de fevereiro), seria duplicado (em latim “bis“) de 4 em 4 anos, e ficou assim bis sextum ante diem calendas martii. Ou seja, seria o ano bissextum= bissexto, e assim surgiu o calendário Juliano, que vigorou por uns 1600 anos.
Com o passar dos anos, maiores conhecimentos de astronomia e do surgimento de grandes astrônomos, o calendário ainda passou por outras modificações até os dias atuais, mas o nome bissexto para o ano com um dia extra, é uma das coisas que se perpetuou e permanece até hoje.
Os anos bissextos sempre foram cercados de mitos e tradições. Uma das mais divertidas surgiu no século XIII, na Escócia. Em um ano bissexto, eram as mulheres (e não, como de costume, os homens) que tinham o direito de escolher quem desejassem para marido. E se o escolhido não concordasse com o casamento, era obrigado a pagar uma multa de respeito.
E aí, gostaram? Pois com o ano bissexto teremos um dia a mais em 2012 para relaxar, viajar, estudar, organizar idéias, fazer planos. E vocês, o que pretendem fazer com um dia a mais nesse ano bissexto? 

3 comentários:

  1. oi sou a yasmim tenho um trabalho sobre o ano bissexto e gostaria de saber como reconheçer um ano bissexto por favore me dar resposta preciso para segunda agora

    ResponderExcluir
  2. oi muito obrigada,esse site me ajudou muito a acabar o meu trabalho parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada por suas palavras e me desculpe por não lhe dar maiores informações como me pediu, só agora eu li seu comentário.
      Ainda posso ajuda-la?
      bjs
      celle

      Excluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle