13/07/2011

O QUE É VIVER BEM?


Cora Coralina poetiza
   Um repórter perguntou à CORA CORALINA (poeta que viveu até 95 anos) o que é viver bem?
Ela respondeu: - “Eu não tenho medo dos anos e não penso em velhice.  E digo prá você, não pense.
Nunca diga estou envelhecendo ou estou ficando velha. Eu não digo. Eu não digo que estou ouvindo pouco. É claro que quando preciso de ajuda, eu digo que preciso.
Procuro sempre ler e estar atualizada com os fatos e  isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida. O melhor roteiro é ler e praticar o que lê.
 O bom é produzir sempre e não dormir de dia.
Também não diga prá você que está ficando esquecida, porque assim você fica mais.
Nunca digo que estou doente, digo sempre: estou ótima. Eu não digo nunca que estou cansada. Nada de palavra negativa. Quanto mais você diz estar ficando cansada e esquecida, mais esquecida fica. Você vai se convencendo daquilo e convence os outros.
Então silêncio!
Sei que tenho muitos anos. Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velha não. Você acha que eu sou?
Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de  mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.
O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade. Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça.
Digo o que penso, com esperança.
Penso no que faço, com fé.
Faço o que devo fazer, com amor.
Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois, bondade também se aprende.”

Um comentário:

  1. Amiga Celle,

    Concordo inteiramente com as palavras desta sábia Senhora.
    E note que só concordo com aquilo que se enquadra no meu esquema crítico de análise. Não sou simpático ao ponto de fazer concessões pontuais. Há valores a que dou apreço, e um deles é o de só acreditar em coisas depois de as considerar merecedoras da minha aprovação. Não me deixo arrastar por opiniões estranhas e aventureiras, embora respeite o direito de cada um ter a sua. Mas terei de viver com a minha pela qual sou responsável.

    As coisas já são tão complexas que a nossa maior virtude tem que ser a de as tornar simples, reduzi-las à expressão mais simples como se diz na matemática. Simplicidade, coerência, sentido positivo, construtivo, gera optimismo (embora preocupado!), e esperança em dias melhores que virão em resultado dos esforços que hoje orientarmos da melhor maneira. Os milagres são o prémio de boa actividade, racional, honesta e perseverante.

    E o exemplo da Senhora Cora Coralina é mais uma demonstração de que os pensamentos positivos dão saúde e longevidade. Parabéns a ela.

    Beijos
    João

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle