16/07/2011

UM EXCELENTE COMENTÁRIO

Recebí este comentário no post "DESPEDIDA DO TREMA", feito pelo mestre e amigo João, lá de Portugal, honrando-me com sua visita. 
Como nem todos lêm os comentários resolví dividi-lo com você, na íntegra.

"Permita que aqui coloque o comentário já colocado no nosso blogue Sempre Jovens, com pequenos retoques.

Os políticos que gerem a nossa vida pública falam muito de liberdade, de direitos humanos e de respeito pelas pessoas. Puro engano, falácias, aldrabices é o que tais discursos são.

Na realidade, nós somos obrigados a vegetar num cárcere, sujeitos a 1001 regras e a milhões de pequenas alíneas que nos restringem os gestos, as palavras, as acções. Ao respirar e fazer um gesto, temos ou devemos pensar se estamos legais, se estamos a cumprir todas essa miríades de condicionamentos, porque pode aparecer um policial com bastão a agredir-nos, a interrogar-nos e fazer pagar uma coima, ou a irmos detidos e ter de responder em tribunal e pagar a um defensor.

Essa mentalidade de carrascos e de guardas prisionais é geral em todo o vil ser humano que é investido de poder. Abusam, com arrogância e teimoso autoritarismo.

Isso acontece em todos os aspectos da vida humana e, por isso, surgem os condicionamentos variados como os do trânsito, quase sempre incoerentes, desnecessários e inúteis que não impedem a sinistralidade, e agora surgiu a imposição de alterações da escrita em vez de a deixar evoluir com a prática como sempre aconteceu desde os tempos mais remotos até hoje.

Quem parte leva saudades, quem fica saudades tem. O trema faz sua despedida, com muita dignidade, com o valor de quem deseja ser recordado com apreço. Só quem tem valor intrínseco e muita categoria no domínio do idioma, que nos deixam ter, consegue expressar-se de forma tão digna. Por isso, o trema merece estas minhas cogitações que lhe dedico com companheirismo e apreço.

Oxalá os guardas vigilantes que nos condicionam a existência não nos imponham uma moda estranha em nome da igualdade de rebanho. Sou alérgico a tal domínio" castrador.

Beijos
João


Amigo, JOÃO, esta foi a forma que encontrei de demonstrar-lhe meu reconhecimento!
Obrigada!

2 comentários:

  1. Amiga Celle,

    Peço que não exagere, para não me inflar tanto de vaidade que acabe por explodir. É certo que são «só ares», mas quando a pressão é demasiada o pneu rebenta!
    Se alguma virtude tenho, é a de procurar estar atento ao que se passa esforçar-me por pensar e não ter receio de usar a liberdade de expressão que ainda nos é permitida.
    Mas o que mais me apetece é passar o tempo como naquele domingo que descrevi em Um dia como os outros.

    Adoro a simplicidade, reduzir as coisas complicadas à sua «expressão mais simples».
    Beijos
    João

    ResponderExcluir
  2. João, ja o conheço melhor do que pensa. Seu caráter e dignidade não deixam seu ego inflamar, não corre o risco de estouro, bem sei! Os grandes Homens são assim simples e humildes,sabem do seu valor e não precisam aparecer, seus atos falam por si mesmo.
    Relí "Um dia como os outros" e sentí a FELICIDADE E A PAZ daqueles momentos descritos! Sem ser saudosista mas, apreciadora do bom e bonito não importando de quando, lhe desejo muitos outros dias semelhantes àqueles!
    Sua visita e seus comentários sempre me enriquecem e me honram!
    Beijos
    celle

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle