07/07/2012

PAIS ENVELHECEM... FILHOS, TAMBÉM!




Talvez a mais rica, forte e profunda experiência da caminhada humana seja a de ter um filho.


Ser pai ou ser mãe é provar os limites que constituem o sal e o mel do ato de amar alguém.



2 comentários:

  1. Amiga Celle,

    Vejo em si uma doce avó que sofre ao ler este texto.
    Mas os tempos modernos tornam as crianças adultas desde muito cedo e os filhos também se tornam independentes ciosos de gerirem as suas vidas sem gostar de ouvir conselhos.

    Convém haver um bom entendimento mas tendo em atenção os feitios e os condicionamentos de cada um. Há idosos que gostam de impor o seu ponto de vista sem atenderem à responsabilidade que os novos têm com a sua própria vida. Um idoso deve chamar cuidadosamente a atenção para sinais de perigo ou de oportunidade, mas sem impor, deixando que o jovem com o seu próprio raciocínio chegue à melhor solução.

    O mundo de amanhã tem que ser organizado e preparado pelos jovens de hoje (com menos de 40 anos) e eles não estão com paciência de ouvir os idosos que foram os causadores da degradação da sociedade e do ambiente. Têm razão, mas um parecer de idosos pode evitar que enveredem por soluções desastrosas. Nesse diálogo, o idoso tem que ser muito cuidadoso. Os jovens de hoje é que terão de viver nesse mundo novo e beneficiarão do bem ou do mal que agora decidirem.

    A convivência entre gerações diferentes nunca foi muito harmoniosa e não podemos atirar com as culpas apenas para cima dos jovens. Os laços afectivos entre familiares devem ser alimentados por todos e por cada um, mas tendo sempre em atenção que se trata de peças de puzzles, todas diferentes mas todas necessárias, cada uma em seu lugar.

    Costumo chamar a atenção das pessoas para a organização natural das famílias e dos grupos de animais na selva. Hoje os animais ditos racionais têm muito a aprender com os da selva. O avanço rápido das tecnologias fez as sociedades evoluir com demasiada rapidez e desprezaram-se muitos aspectos positivos do relacionamento entre as pessoas. Parece que se torna imperioso fazer um esforço para recuarmos um pouco, no culto dos valores cívicos.

    Beijos
    João

    ResponderExcluir
  2. Obrigada João, pela sua análise e complementação.Trouxe mais lucidez ao tema facilitando a compreensão do texto publicado, de grande valor Didático, EDUCATIVO.
    bjs
    celle

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle