11/07/2012

ARROGÂNCIA

Suzana, obrigada pelo envio desta mensagem
Para uma boa reflexão!
O diálogo abaixo é verídico, e foi travado em  outubro de 1995 entre um navio da Marinha Norte Americana e as autoridades costeiras do Canadá, próximo ao litoral de Newfoundland.
Os americanos avistaram uma luz em rota de colisão com eles e começaram na maciota: - Favor alterar seu curso 15 graus para norte para evitar colisão com nossa embarcação.
Os canadenses responderam de pronto: - Recomendo mudar o SEU curso 15 graus para sul.
O americano ficou mordido: - Aqui é o capitão de um navio da Marinha Americana.  Repito, mude o SEU curso.
Mas o canadense insistiu: - Não. Mude o SEU curso atual.
O negócio começou a ficar feio.
Ocapitão americano com raiva berrou ao microfone: -  FIQUE SABENDO, ESTE É OPORTA-AVIÕES USS LINCOLN, O SEGUNDO MAIOR NAVIO DA FROTA AMERICANA NO ATLÂNTICO. ESTAMOS ACOMPANHADOS DE TRÊS DESTROYERS, TRÊS FRAGATAS , SUBMARINOS E  NAVIOS DE APOIO. EU EXIJO QUE VOCÊS MUDEM SEU CURSO 15 GRAUS PARA NORTE, OU ENTÃO TOMAREMOS CONTRAMEDIDAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DO NAVIO.
E o canadense calmamente respondeu: - Aqui é um FAROL, ESTAMOS NUM ROCHEDO, desvie...câmbio!
Às vezes a nossa arrogância nos faz cegos... quantas vezes criticamos a ação dos outros, quantas vezes exigimos mudanças de comportamento nas pessoas que vivem perto de nós quando na verdade nós é que deveríamos mudar o nosso rumo...

2 comentários:

  1. Colega Celle,

    Este diálogo, com pequenas variações já era meu conhecido. Gostei da sua apreciação final.
    Realmente o ser humano não é isento de defeitos e imperfeições. Uma das maiores como, muito bem diz, é a arrogância originada pelo egocentrismo.
    Costumo dizer que o egocentrismo se manifestou há muito anos na classificação dos animais em racionais e irracionais, como se os seres humanos raciocinassem melhor do que os da selva ou que vivem mais perto de nós. Como poderiam viver e escapar à hostilidade dos humanos se não raciocinassem, se não fossem inteligentes? Quem manda as aves de emigração iniciarem as viagens para o outro lado do equador e indicar-lhes a rota a seguir?
    Eles nesta data têm mais rigor nas relações familiares e de grupo do que os humanos que se tornaram demasiado egoístas e egocêntricos, e mais condicionados por valores materiais e ostentação de riqueza, mesmo que esta não exista.

    Minha amiga, a humanidade está a degradar-se com demasiada rapidez.

    Beijos
    João

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo João
    Arrogância caracteriza falta de humildade. É comum a pessoa que apresenta este sentimento ser alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo de que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo. São sinônimos, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber ou pelo sucesso.Quem é portador deste sentimento se torna intolerável...
    Agradeço-lhe a visita que muito me honra e o seu comentário,
    bjs
    celle

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle