21/05/2012

EU ACUSO

       FATO QUE ENVERGONHA UMA NAÇÃO!

COMENTÁRIO, DE UM AMIGO, SOBRE ESTA POSTAGEM:


Esta miséria moral não afecta apenas o Brasil, mas todo o mundo que se intitula de civilizado.

Fico com dúvidas se está correcto o Estado impor o ensino e os diplomas a todos os jovens e, depois, facilitar tudo para que os mais altos diplomas sejam entregues à maioria da juventude, mereçam ou não. É a vergonhosa ostentação das estatísticas. Números de vergonha, como se concluirá se for feita uma avaliação posterior de conhecimentos.

Talvez fosse mais lógico e eficaz considerar o saber como um produto útil que cada um deve obter por sua iniciativa, esforço e dedicação. Se, durante as aulas, o estudante mostrar que não tem vontade ou capacidade, deve ser-lhe imposto que vá fazer outra coisa ou pagar a um colégio especializado em ensinar os menos capazes.

Na sequência, os empregadores deveriam fazer uma avaliação das capacidades dos candidatos aos empregos e só admitir os melhores. Esse seria o prémio aos bons estudantes e um estímulo para os estudantes gostarem de estudar responsavelmente.

Claro que ficariam muitos marginais, mas ao contrário de agora, esses não argumentavam que até têm diploma e não lhes dão emprego. A Justiça deveria ser rigorosa no combate à criminalidade ou acções anti-sociais. As prisões não deviam ser hotéis, mas locais de castigo e de possibilidade de recuperação social para reintegração na sociedade.

Mas, pelo contrário, a filosofia existente é de apoio à mandriice, à reivindicação de direitos e ao desprezo de deveres.

 A. João Soares

3 comentários:

  1. Amiga Celle,

    Esta ideia, se fosse aproveitada valorizaria o ensino, porque as pessoas devem pagar aquilo de que necessitam e que lhes é útil. Tal como está, o ensino, sendo gratuito e imposto, deixa de ser uma coisa desejada e considerada vantajosa para ser um castigo que oprime as crianças inocentes que são ensinadas a ter direitos sem ter deveres!!!
    Estas não estudam por gosto, por consciência de que precisam aprender, mas porque a isso são obrigadas, porque têm de fazer «trabalhos» de casa, para satisfazer as exigências do professor, etc. Por isso, se sentem no direito de reclamar e insultar os seus opressores.
    O esquema sugerido dava à relação do aluno com o saber e com o professor uma óptica diferente, mais estimulante à aquisição de conhecimento, de ciência e à formação de cidadãos mais válidos.

    Beijos
    João

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  2. João, creio que abordou, com muito acerto, este assunto!A criança deixou de ser criança e passou a ser estudante desde muito cedo,não tem mais tempo de ser criança, são tantos deveres e aulas, que não podem mais brincar!Aos dois aninhos, algumas crianças, ja estão na escolinha com todas as normas a cumprir, mesmo que sejam para sua socialização!Isto não me parece muito saudável, sinto pena destas crianças! Elas se sentem cansadas na ocasião de entrar para a escola.
    Mais uma vez João, obrigada!
    celle

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  3. Minha amiga, há uma inversão de valores que nos assustam.
    Como vai ser o futuro se esta escalada de violência e anarquismo se mantiver. Estou muito apreensiva e triste.
    Obrigada pela visita ao meu blogue, apesar de eu nem sempre corresponder como devia, mantenho sempre a mesma amizade pela amiga Celle.

    beijinhos

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