09/05/2012

PIANISTA E MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS



OTIMISMO É SAÚDE É SUPERAÇÃO

 Saúde", não é apenas comer produtos bons, mas também ter precaução, evitar acidentes, fazer o tratamento indicado com garra e confiança.
Trago aqui um fato verídico, conhecido de muitos e que está tendo um lindo desfecho depois de muito sofrimento e dor!

O pianista e maestro João Carlos Martins esteve no café da manhã do Mais Você,  programa de Ana Maria Braga, Globo, nesta quarta-feira (9), para falar sobre uma cirurgia realizada há 23 dias.
"Eu passei por momentos muito dramáticos, mas vou chegar novamente ao Carnegie Hall, e vou mostrar que tudo é possível", garantiu ele, às lágrimas e nós também.

O pianista, que teve distonia nas mãos, explicou a doença: “A distonia faz com que a pessoa não tenha controle sobre os movimentos. No meu caso, uma pessoa que exigiu muito das mãos, aqueles exercícios causaram a LER, lesão por esforço repetitivo, e a distonia piorou o quadro”. A doença também provocava dores muito fortes e, mesmo assim, o maestro continuou levando o trabalho adiante durante algum tempo, até que sua dor foi flagrada por um microfone lapela e o fez parar de tocar.
O músico ressaltou que a doença contribuiu para que ele iniciasse na carreira de maestro e, ao rever uma participação com Ana Maria, em 2003, ele lembrou que estreou como maestro no programa, e foi também no Mais Você que ele se despediu do piano, sem imaginar que voltaria a tocar.

“Comecei uma vida nova”, admitiu, contando da cirurgia, que aconteceu com ele acordado, somente com anestesia local. “O médico pedia para eu fazer movimentos durante a cirurgia”, disse João Carlos, que conseguiu até dedilhar um piano imaginário ainda na mesa de operação.
O maestro João Carlos Martins afirma: “Vale a pena trocar tudo na vida por um sonho. E eu troquei tudo, novamente, por um sonho”, “Foi dramático admitir que não conseguia mais tocar.”
Sobre os treinos para voltar a tocar profissionalmente, João Carlos afirmou que não perdeu a esperança. “Vou mostrar que é possível quando você tem fé e acredita em Deus”, disse emocionado.

Enquanto imagens de sua cirurgia eram exibidas, o maestro revelou que depois de 10 anos conseguiu abrir a mão esquerda pela primeira vez. “Oito dias após a operação eu estava tocando a Nona Sinfonia de Beethoven.”
João Carlos colocou dois chips em seu peito, um japonês e um americano, para ativar dois pontos de seu cérebro.  “Voltei a ser um menino de seis anos”, diz o maestro, se referindo aos treinos de piano que está fazendo, para ativar três dedos de sua mão esquerda, que ficaram parados por 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle