14/10/2011

SAINT-MALO SAINT- MICHEL

A grande muralha
"Depois de iniciado nosso tour pelo Vale do Loire, seguimos de Caen para Angers. Saimos de manhã bem cedo para Saint- Malo, ou senmalô, como dizem os franceses, antiga cidade de corsários, está situada bem ao fundo do Golfo de mesmo nome. Interessante é a muralha erguida, semelhante uma fotaleza, mas, para contenção do mar e não propriamente para sua defesa.
interessante região de Saint- Malo
 Na guerra dos franceses contra os ingleses serviu como barreira, e como um forte improvisado. Saint-Malo está situada na região Bretanha. Conta com cerca de 51 000 habitantes, mas este número pode subir para 200 000 com a vinda de turistas no verão. Com os subúrbios, a população é de 135.000habitantes.

Saint-Malo

Uma cidade normal da Bretanha, SAINT MALO, às margens do Canal da Mancha, se não fosse pela jóia da coroa, que a cidade guarda, conhecida como Ville Intra-Muros.
Muito mais tarde, seria desta cidade que, durante os séculos 15 a 18, saíram muitos navios, inclusive piratas, em busca de tesouros e riquezas pelo mundo afora, o que fez com que Saint- Malo ficasse conhecida como a cidade-corsária. A imagem primeira, mostra a grande muralha que envolve a região de Intra-Muros. A outra, mostra que todos os prédios tem a mesma altura e foram construídos com pedras de granito cinza, criando um conjunto harmônico aos olhos e tornando um passeio por esta região uma verdadeira delícia. Os prédios são ocupados por lojinhas, restaurantes, perfumarias, patisseries, sendo que grande parte do comércio é voltado para o turismo.

Esteja certo que esta é uma cidade muito bonita e o espetáculo fornecido pela Ville Intra-Muros mais do que justifica a visita, principalmente para quem está conhecendo também o vizinho Morro Saint-Michel, na foz do rio Couesnon.
O magnífico Monte Saint-Michel ergue-se em uma baía, um mosteiro assentado em uma elevação de rochas. Impressionantemente desenhado abaixo dos céus da Normandia, ele é um dos mais notáveis edifícios religiosos da Europa.

Seguimos para “Morro de Saint Michel”, é conhecido como “A Maravilha do Ocidente!” 
    Curiosidades:

Sua magnífica abadia foi centro cultural e de peregrinação durante a Idade Média. O Mont-Saint-Michel é uma ilha onde fizeram um santuário para enfeitar o rochedo.

morro de Saint Michel


Contam que antigamente os franceses escondiam essa informação, mas hoje sabe-se que o monte é uma cópia de outra ilha na Inglaterra. O plágio foi tão mal-feito que os franceses deram o mesmo nome do original inglês, a única diferença é que o nome da cópia é falado em francês. A formação do monte ainda é desconhecida pelos historiadores.

Saint Michel visto do alto

Uma das hipóteses levantadas é que um monstro do interior da Terra teve uma ereção, e seu pênis atravessou a crosta terrestre e levantou um grande bloco de pedra, formando um monte no oceano, que hoje seria o Mont-Saint-Michel. ( rsrsrsrs)
Outra hipótese diz que a baía onde fica o monte era terra firme, com uma montanha no meio. Mas um satélite desativado que era lixo espacial se choca no Oceano Atlântico, levantando uma grande massa de água que alaga a região de terra firme. Tudo foi imundado, menos a parte superior da montanha, o Mont-Saint-Michel.
Também existem outras hipóteses, mas elas são malucas e sem sentido, e por isso nem merecem uma descrição nesse artigo. De qualquer forma, ninguém se interessa em saber disso.
Durante a Idade Média, a Inglaterra e a França competiam para ver quem era a melhor. Os ingleses fizeram um castelo/igreja/santuário/trambolho em uma ilha no seu litoral, assim nos disseram, não conheço, não confirmo... 
Os franceses pensaram "se eles podem fazer isso, nós também podemos", e por isso construíram uma réplica do castelo/mosteiro/casa inglêsa.
Nos anos seguintes, nada de importante aconteceu no monte...
Ele foi capturado, libertado, ficou abandonado, foi ocupado, e por aí vai...
 Os ingleses, revoltados com o plágio, tentaram destruir Saint-Michel, mas não conseguiram.
                       

interior da abadia
Surpresos por terem derrotado os ingleses pela primeira vez, os franceses acreditam que isso foi um milagre, e o monte se torna um ponto de peregrinação. Milhares de pessoas passam a visitar o morro no meio do mar todos os anos. Quando a peregrinação acabava, o monte virava uma prisão parecida com Alcatraz, onde os piratas e bandidos ficavam presos (sério?). "rsrs

Continuação da viagem e chegada em Angers para jantar e descansar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle