29/11/2010

Brasão d'armas de Sete Lagoas

                   Brasão d'armas da Cidade de Sete Lagoas
                             143 anos de História/ dia 24 de novembro de 2010


O escudo tem a forma característica do escudo português, que é para expressar as origens lusitanas da gente setelagoana, dado que os seus primórdios se chantam na própria bandeira de Fernão Dias Paes Leme.
O escudo é talhado pela corrente do Sable (preto), posta em banda.
O escudo de vermelho (goles) é sinistrado, no canto superior, por um estrela de ouro e adestrado, no centro inferior, por seis estrelas de ouro, como peças móveis.
Como timbre, apresenta uma coroa mural de prata de cinco torres, sendo que as três internas possuem duas ameias e as duas externas, duas ameias.
Ladeando o escudo, à guisa de suportes, a sinistra um ramo de algodoeiro em flor de branco e a destra cana de açúcar, ambos de verde ou Sinopla.


Simbologia

A coroa mural em cima do escudo é símbolo de cidade, caracterizada, nesta significação, pelas cinco torres, sendo o metal de prata.
O esmalte vermelho do escudo representa o mérito, a intrepidez, a coragem, o ânimo valoroso, o espírito decidido, características estas, de natureza moral, que têm decidido através dos tempos, o homem das sete lagoas, construtor da grandeza da cidade de "Sete Lagoas", lado a lado com o de outras terras e de outras nações.
A corrente de preto simboliza a escravidão que se rompeu, num momento de cristã grandiosidade, e por isso é ela mostrada com o elo central rompido, que é para significar que Sete Lagoas é terra em que se ama a Liberdade. Lembra o episódio inesquecível da Escrava, que a bondade de um homem, reagindo contra a iniqüidade do nefando comércio, devolveu à condição de criatura livre. A cor negra (Sable) significa sofrimento, mas sofrimento interrompido ( o elo partido).
A estrela de ouro sinistrada representa a Lagoa Paulino, assim destacada em razão de sua posição privilegiada em pleno centro da cidade, sempre erigida em memorial de Sete Lagoas, enquanto que as seis estrelas adestradas, também de ouro, são a visualização da outras seis lagoas: Chácara, Cercadinho, Catarina, José Félix, Matadouro e Boa Vista.
O ramo do algodoeiro e as duas canas arrancadas, ambos de verde (Sinopla)
recordam a origem primeira da economia de Sete Lagoas, esteada precisamente na cultura desses dois vegetais. O verde, na simbologia Heráldica, diz da esperança, da abundância e da fertilidade, enquanto que o branco do algodão em flor é bem o símbolo da paz e da fé, anseio e característica expressiva da gente setelagoana.
A faixa inferior, de branco, contém o dístico que marca os instantes das lutas, das pelejas, sempre buscando alcançar os planos mais altos do progresso material e, principalmente, as conquistas superiores da espiritualidade e que tão bem se concretizam nas mostras de respeito à ordem, à lei, aos dítamos da religião da
parte de cada cidadão de Sete Lagoas.
 "Ad Altiora Nata", ou seja, em vernáculo, "nascida para o mais alto".
O metal ouro das estrelas representa a riqueza, o amor, a honra.
O metal prata da coroa mural simboliza a inocência, a candura, a lisura e a honestidade.



Nossa homenagem à Sete Lagoas pelos seus 143 anos de existência, embora, com um pouco de atraso.

4 comentários:

  1. Cá estou de novo! Desta vez aprendi bastante sobre a história de sete Lagoas o que me deixou bastante satisfeita; é esse o interesse que os blogs têm...conhece-se gente nova, faz-se amizades, trocam-se conhecimentos e experiencias, Demorei a entrar neste mundo virtual, mas tm-me enriquecido tanto que difícilmente o largarei. Um beijinho, amiga e obrigada pela partilha.
    Emília

    ResponderExcluir
  2. minha cara emilia,sinto que poderemos compartilhar muito de nós, o que mais quero é confraternização, me comunicar dividir experiencias aprender e me sentir util. Obrigada por me seguir,só hoje eu ví e lhe agradeço enriquecer meu blog com sua presença gentil e simpática!
    beijos
    Celle

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga:
    O que eu aprendo e viajo aqui!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Cara Emilia e Fê
    Obrigada pelos comentários
    Celle

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle