10/09/2011

O CISNE BRANCO

Amanda Dantas - Alagoas

CISNE BRANCO
                                        
O navio veleiro que pertence à Marinha do Brasil foi construído em Amsterdã, na Holanda, quando das comemorações dos 500 do Brasil.
Com capacidade para até 60 tripulantes, sendo 31 em treinamento, o Cisne Branco saiu do Rio de Janeiro no dia 27 de agosto e antes de retornar ao ponto de partida deve passar ainda por Recife, Fernando de Noronha, Natal e finalmente volta ao Rio. O veleiro tem 76 metros de comprimento e 32 velas.
MUITO LINDO!
Especializado em competições à vela, o Cisne já deu ao Brasil inúmeros troféus, inclusive em competições internacionais. As regatas são realizadas entre navios militares e também com a participação de navios civis.
Os marinheiros chegam a passar seis ou sete meses no mar. Este ano, as viagens serão menores porque as viagens em portos internacionais foram canceladas.
Apesar de ser um navio veleiro, o Cisne Branco também funciona a motor, mas a maior parte do trabalho é feito manualmente pelos próprios oficiais da Marinha dividos em grupos que variam entre 15 e 16 homens que se dividem entre as regiões da proa, polpa e o meio do navio e que se revezam para garantir o bom andamento da navegação”, relatou sargento Mateus.
Os homens trabalham em média 8 hora/dia, no intervalo das 8h às 16h, mas, quando necessário, os homens ficam de prontidão pelo tempo que for necessário.
Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o Cisne não é um navio de guerra e, portanto, as atividades realizadas pelos marinheiros não são destinadas a treinamentos militares e sim de navegação e outras atividades relacionadas à vida ao mar.
As mudanças climáticas provocadas pela liberação excessiva de carbono na camada de ozônio também tem provocado alterações no modo de navegar dos marinheiros do Brasil e do resto do mundo. “Temos sentido uma diferença nos ventos fora das rondas naturais. Isso requer mais atenção da nossa parte”, relatou o oficial de serviço, tenente Castagnino.  
                     

A Origem do nome “Cisne Branco”


Cisne Branco é o nome do Hino da Marinha do Brasil, a "canção do marinheiro". A letra do hino faz analogia entre beleza e graça de um cisne branco e uma galera navegando. Sendo um navio veleiro armado em galera e um símbolo das mais caras tradições navais, naturalmente o nome foi definido. A figura cisne também representa “boa sorte” e “feliz travessia” na simbologia heráldica (de brasões).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle