25/06/2010

UAI...


Nós mineiros usamos a expressão "UAI" na nossa conversação. Muito de nós não tem conhecimento da origem desta expressão. Muito recentemente tomei conhecimento da mesma, achei razoável a explicação.
(Nada confirmado)

Na Revista do Correio, do jornal Correio Braziliense, de 18/01/2009, Márcio Cotrim publicou resposta a um pedido de leitor sobre a origem da expressão popular dos mineiros UAI: "Segundo o odontólogo Dr. Silvio Carneiro e a professora Dorália Galesso, foi o presidente Juscelino Kubitschek que os incentivou a pesquisar sua origem.
Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do Estado de Minas Gerais, Dorália encontrou explicação, provavelmente, confiável.
Os Inconfidentes Mineiros, patriotas, considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam-se através de senhas, para se protegerem da polícia lusitana. Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem maçônica, recebiam os companheiros com as três batidas clássicas da Maçonaria, nas portas dos esconderijos. Lá de dentro, perguntavam: quem é?, e os de fora respondiam: UAI - as iniciais de "União, Amor e Independência". Só mediante o uso dessa senha a porta seria aberta aos visitantes.
Conjurada a revolta, sobrou a senha , que acabou virando costume entre "as gentes das Alterosas".
Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, a partir de então, a incorporaram ao vocabulário cotidiano, quase tão indispensável como o
* trem.
*Uai, sô...!!!
Que trem legal!!!

5 comentários:

  1. CELLE
    MUITO INTERESSANTE.
    NÃO SABIA,É COMUM, ESTÁ NA NOSSA LINGUAGEM DO DIA A DIA, FALAMOS SEM PENSAR E SÓ AGORA PERCEBO QUE NUNCA QUESTIONEI A ORIGEM.
    UM ABRAÇO, LU

    ResponderExcluir
  2. UAI, CELLE!
    NUNCA ME PREOCUPEI EM SABER!
    BETO

    ResponderExcluir
  3. OLÁ, LU E BETO!
    É UM PRAZER TE-LOS AQUI.
    VENHAM SEMPRE E DEIXEM UM COMENTÁRIO É UM GRANDE ESTÍMULO. OBRIGADA.
    CELLE

    ResponderExcluir
  4. uai, vó, achei interessante, nunca havia pensado nisso, a gente fala sem pensar!
    Breno Fonseca

    ResponderExcluir
  5. Celle, ja sabia desta explicação.
    Angela

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle