22/06/2010

Gente Especial

Newton Fernandino
1919-2010

O falecimento de Newton Fernandino, (Niton), no dia 08 de junho, causou profundo pesar no seio da sociedade sete-lagoana. Filho de ilustre e tradicional família e com relevantes serviços prestados à sua terra natal, Newton era uma figura que sabia cultivar amigos, despertanto admiração por sua cultura e lhaneza de trato,sempre cavalheiro e atencioso.
Na atividade profissional, ajudou a projetar o Banco Agrícola,(depois Agrimisa) como uma das mais importantes instituições de crédito do Estado. Foi um dos fundadores do Lions Clube, clube de serviços, onde passou por todos os cargos de sua diretoria. Leão dinâmico até hoje militava, sendo um de seus membros mais atuantes, apesar da idade e de suas limitações de locomoção. Sempre solidário e empenhado em ajudar os menos favorecidos, crianças, jovens, ou velhos.. Desde a juventude participava do movimento vicentino, fundador da Conferência de Santa Luzia, batalhou muito para retirar das ruas da cidade os pedintes e forasteiros que aqui chegavam, vindos de outros municípios, a procura de melhores oportunidades, assim externava sua cidadania, convicção religiosa e fé cristã. Nos seus 97 anos de existência, sempre lúcido, participativo e independente, viveu com qualidade de vida, e recebeu várias homenagens, diplomas e condecorações em reconhecimento de seu trabalho.
Sua obra engrandece Sete Lagoas, e sua ausência é uma lacuna a ser preenchida com a saudade que já habita os corações de seus assistidos, familiares e amigos. Deixa-nos uma trajetória de vida digna de ser seguida!
Era assim o nosso pai, sogro, avô e bisavô querido!

10 comentários:

  1. Celle,
    Para mim, Newton Fernandino foi uma pessoa muito especial pois, além das qualidades mencionadas, quando eu era bancário, em um momento de contrariedade no trabalho, com suas palavras ponderadas e sábias, indicou-me como proceder para superar tal fato. Ao longo de toda a minha vida procurei praticar suas orientações: Ser humilde, persistente, ampliar conhecimentos, superar obstáculos, enfim, utilizar todo meu potencial pois, desta forma meu trabalho seria reconhecido.
    Parabens Sr. Newton! Cumpriu muito bem sua missão!
    Descance em paz!
    Antonio Pontes Fonseca

    ResponderExcluir
  2. Circele

    Eu não cheguei a conviver diretamente com o Sr Newton. Mas sempre ouvi e recebi excelentes comentários sobre ele. em dúvida, pelos filhos e filhas que teve, qualquer pessoa forma de imediato uma grande e boa impressão deste homem valioso e caridoso.

    Abraços
    João Bréscio

    ResponderExcluir
  3. Antonio, como papai o estimava! Como se preocupava, sempre queria saber por onde você andava, se estava por aqui ou viajando, quando retornaria, e tomava suas dores, não admitia falarem mal de você ou se discordavam do seu pensamento! Sentia muito orgulho do genro, marido da filha, se destacando e se envolvendo nos assuntos da cidade, ou melhor o filho, como o considerava! A maior alegria que lhe proporcionamos, não foram as viagens e os passeios onde o levávamos conosco mas, foram os dias que ficamos em sua casa, foi o que me disse a Dábia, quando da reforma do nosso apartamento, ano passado!
    Obrigada pela consideração e estima que sempre sentiu por ele.
    Beijos, Celle

    ResponderExcluir
  4. Brescio, obrigada pelas suas generosas e amáveis palavras.
    Nossa familia agradece.
    Celle

    ResponderExcluir
  5. Mãe, vô foi especial e você é demais!!!!!!
    Especial, sensível, humilde....Mulher nota dez!
    Nosso exemplo de dignidade, bondade, desprendimento e amor!!!!!
    Te amo.......
    Regina Márcia

    ResponderExcluir
  6. Minhas Queridas Amigas Circele e Angela,
    Percebo bem a Vossa tristeza pela perda de Vosso Pai extremoso, Homem de grandes Princípios e Valores muito conceituado no seu mundo social e familiar. Mas Homens assim não morrem ficam para sempre na nossa memória.
    No pouco convivio que tivemos oportunidade de ter convosco deu para perceber como tinham recebido e passavam esses Princípios e Valores de Família originários dos Vossos Pais.
    Como se diz por cá: "AMIGOS NÃO SE DESPEDEM, MARCAM UM NOVO ENCONTRO."
    Um grande beijinho do coração para as duas eos meus respeitos aToda a Vossa Família.

    ResponderExcluir
  7. Agradecemos suas amáveis palavras, ele era muito especial por isso, nos faz muita falta!Estes primeiros dias relacionamos todos os acontecimentos às lembranças dele. Com certeza o tempo nos deixará uma saudade menos dolorida.Por enquanto, as amáveis palavras dos amigos nos confortam como um bálsamo que irá cicatrizando pouco a pouco este sentimento de vazio e de falta.
    obrigada pela visita, pela atenção, e volte sempre, nos causa muita alegria, neste modesto e ainda inseguro recanto devido a inexperiência de sua gestora.
    bjs
    Celle

    ResponderExcluir
  8. Celle
    Existem pessoas em nossas vidas,que nos deixam
    felizes,pelo simples fato de terem cruzado nosso
    caminho.O senhor Newton,fez mais que cruzar,pois
    atraves da senhora,pude conviver um pouco com ele.
    E, como já disse,era uma pessoa iluminada e,hoje
    brilha sobre nós.
    Obrigada por ter me dado a oportunidade de conhece-lo.
    Um forte abraço.
    Clara Pontes

    ResponderExcluir
  9. Olá Clara, emocionei-me com suas palavras!
    Ainda muito sensibilizada, sinto muito sua falta!
    Sua ausência faz a saudade apertar,mesmo sabendo as graças e bençãos que recebeu em seus derradeiros dias!
    Obrigada pela primeira visita ao blog, volte novamente, deixe suas impressões para que possamos melhorá-lo.
    Um abraço Celle

    ResponderExcluir
  10. Oi, minha irmã,
    Os dias estão passando e as saudades vão só aumentando.Olhando esta foto de papai eu o sinto bem próximo de nós,dá-me a sensação da sua presença ao nosso lado. Como eu gostaria de ter aproveitado melhor o tempo que me foi concedido desde que eu voltei para Sete Lagoas.Muitas vezes preferi a solidão da minha casa em vez de buscar junto dele o aconchego a proteção o amparo que sentia quando estava ao seu lado.O comodismo nos impede muitas vezes de passarmos momentos valiosos junto das pessoas que amamos , de dividirmos nossas alegrias e também nossas aflições e angustias. Hoje eu estou percebendo o quanto eu presisava dele,o quanto eu sentia amparada e protegida com a sua sabedoria e com o seu amor.
    PAI,GRANDE HOMEM!
    TIO NITON BON,como era chamado pelos sobrinhos!
    A sua vida foi reverenciada por todos que o conheceram e o amaram.
    O meu coração está um grande vazio . Em poucos anos perdi as pessoas que me deram tanto amor que me fizeram tão feliz! EU AINDA NÃO CONSEGUI VIVER sem a presença de Beto, ele está muito presente na minha vida e eu não aceito a sua morte. Quantas saudades!!
    Peço a DEUS que me DÊ A SERENIDADE E A RESIGNAÇAÕ para seguir meu caminho.
    Que eles estejam juntos olhando por toda a nossa família e nos abençoando.
    Á NOSSA MÃE ,AO NOSSO PAI HERÓI,A MÁRIO LINCOLN E A BETO O MEU ETERNO AMOR.
    Á voce mana,o meu agradecimento pelo apoio,carinho e companheirimo.A MINHA ADMIRAÇÃO
    PELA HOMENAGEM A NOSSO PAI HERÓI!
    SUA MANA,ANGELA

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle