03/09/2013

VERDADES SOBRE JARDINAGEM




Hora da limpeza
A poda controla o porte e a forma das plantas. Galhos quebrados ou doentes devem ser retirados para dar vigor e melhorar o acesso de luz e ar à copa da planta. Ao cortar os galhos logo acima de uma gema –pequeno nó–, um novo ramo irá nascer. Caso deseje eliminar o galho todo, corte-o rente ao caule ou ao ramo maior. Folhas e flores secas também precisam ser retiradas, pois propiciam o surgimento de fungos.

Padrão de beleza
Algumas árvores, em especial frutíferas, costumam produzir um ramo que se diferencia por ser grande, vigoroso e com um crescimento vertical muito superior aos outros. Chamado de galho-ladrão,ele rouba a forçados de mais e atrapalha no desenvolvimento da planta. Corte-o sem dó até o tronco. Sua simples retirada já faz com que a planta floresça e frutifique mais.

Passe longe
Dados do Ministério da saúde indicam que as intoxicações por plantas no Brasil chegam a 2 Mil casos por ano. Há espécies que causam coceira e vermelhidão na pele, e outras que, se ingeridas, provocam vômito, aumento dos batimentos cardíacos e até morte. A lista negra inclui copo-deleite, antúrio, coroa-de-cristo, Bicode-papagaio e comigo-ninguém-pode.

Adubo vivo
Embora seja apenas uma forração, a grama-amendoim ganhou o carinhoso apelido de “adubação verde”. Por ser rica em nitrogênio, a espécie é capaz de corrigira acidez do solo. Além disso, sua densa folhagem impede que o solo receba muita luz solar, o que evita a formação de ervas daninhas. Quer mais? A forração volumosa funciona muito bem em taludes porque tem raízes profundas, que chegam a 30 cm, e dão resistência ao terreno contra chuvas e deslizamentos.

Ataque frustado
As pragas de jardim costumam aparecer na primavera, período de fertilidade das plantas. Além de causar estragos nas folhas e caules, elas favorecem o surgimento de doenças, por isso é importante reconhecê-las. Os ácaros atingem qualquer parte da espécie. Um jeito de identificá-los é reparar nas folhas, que ficam enrugadas, porque eles não permitem a passagem da seiva. Formigas subindo e descendo indicam a presença de sugadores, como o pulgão ou a cochonilha. Eles comem a seiva e deixam feridas, o que faz com que a espécie fique melada e atraia insetos.

 

Bonitinho, mas ordinário
Com folhas pequenas, o fícus caiu nas graças do mundo em razão da sua versatilidade. Ele pode ser cultivado em ambientes internos, seu tronco aceita ser trançado quando jovem e é muito utilizado para a prática de bonsai. O que muita gente não sabe é que a espécie não deve ser plantada próxima a tubulações pois suas raízes agressivas podem estourar pavimentos em busca de água. O perigo é tanto que seu plantio em calçadas está proibido em diversas cidades.

Dupla função
Decorar vasos e canteiros é, sem dúvida, a principal função das forrações. O que não fica visível aos olhos, mas contabiliza pontos a favor dessas plantas rasteiras, é o fato de protegerem o solo de erosão e manterem o substrato úmido. Como formam um tapete verde, elas impedem que o sol incida direto na terra e reduza sua umidade.

 
Decifrando a sigla
Você provavelmente já se deparou com a sigla NPK. Obtido a partir da extração mineral, esse adubo inorgânico contém em sua fórmula maior quantidade de nitrogênio (n), fósforo (P) e Potássio (K). O nitrogênio atua na folhagem da planta, estimulando a Brotação. O fósforo auxilia o crescimento das raízes, a floração e a formação das sementes. Já o potássio dá mais vigor e resistência às doenças, além de Melhorar a qualidade dos frutos. Ingredientes poderosos
Soluções caseiras para eliminar insetos: cochonilhas e pulgões detestam o chá feito a partir de folhas de alamanda. Outra arma eficiente contra pulgão é o sabão de coco. Faça um pouco de espuma e passe sobre as folhas. Depois de duas horas, retire o sabão com água limpa. Quer mais uma receita? O uso de folhas de louro e água também é tiro e queda.

Além da gastronomia
Raminhos de alecrim não são bons apenas para temperar pratos. Usados em armários e gavetas, eles protegem as roupas do ataque das traças e ainda deixam um cheirinho bom. Já a capuchinha, flor comestível que tem propriedades digestivas e expectorantes, servem como repelente natural de insetos no jardim.  Água na medida

As plantas têm muito mais defesas contra a falta de água do que contra o excesso. Elas se adaptam à ausência do líquido fechando as folhas ou criando pelos e espinhos, mas não conseguem reverter a ação de absorver água. Em excesso, esta dificulta a oxigenação das raízes, apodrecendo-as.



Um comentário:

  1. Muito legal,seus comentarios e dicas. Para leigos no assunto , como eu - é muito bom ter pessoas como voce que entemdem e repassem seus conhecimento,
    Obrigado
    Walmor

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle