18/08/2013

DISCRIMINAÇÃO ETÁRIA

Respeito aos mais velhos
Pretendi com este meu poema atingir a consciência humana no sentido da perda de moralidade, da perda de valores humanos. Eu fui educada a respeitar os mais velhos. Até na primária nos ensinavam isso. Eu sempre gostei das pessoas mais velhas porque sentia que eram elas que tinham o saber que eu gostava que me transmitissem. Hoje, não há respeito por ninguém. É uma verdade que o governo dá o exemplo. E, relativamente a este, João Soares já se pronunciou e muito mais haveria a dizer. Mas, são os pais que transmitem aos filhos a ausência desses valores que perderam. E, paradoxalmente, são estes mesmos pais que sofrem o reflexo dessa falta de valores morais e humanos dos filhos em relação aos próprios pais.É esta ausência que mais me impressiona nos nossos dias.

Discriminação etária
O ser dito racional
Na sociedade atual
Recusa quem já viveu
E que muito aprendeu.  

Aquele que trabalhou
E que o saber conquistou
Depois de estar realizado
Vem a ser discriminado.  

Quem o saber possuir
P´ra socialmente intervir,
Já não é como outrora…
Recusado é agora…  

Era o mestre, era o senhor,
Mas, pela ausência de amor,
Por todos é recusado,
Aviltado e maltratado.
                                      “Zélia Chamusca”
(colega e amiga do Sempre Jovens)    OBRIGADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle