19/06/2012

RIO + 20



 Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Sustentabilidade e  Desenvolvimento Sustentável.  

Sustentabilidade é um conceito que eu venho tentando por em prática em meu dia-a-dia. Sei que é muito mais do que preservar o verde (também faz parte, claro!), mas envolve principalmente 3 pilares: o social, econômico e ambiental. 
Também envolve num âmbito geral, o cuidado – comigo, com o outro e entre as pessoas. 
Repensar é um ‘R’ muito importante neste processo. Repensar as nossas atitudes.
Representantes de diversos países estão  participando e há grande esperança que algo de muito bom sairá desta enorme convenção mundial, sediada na cidade do Rio de Janeiro, como foi a Rio 92, há exatos 20 anos. 
O tema central da Conferência é ‘Economia Verde’. 

  “Sustentabilidade um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações…” 
Delegações de 193 países avaliam desde as 7h desta terça-feira (19) a conclusão do texto da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, na Rio+20. Após a plenária da madrugada, o chanceler Patriota fez uma breve declaração à imprensa. 
— Temos um texto e fizemos o possível para incorporar o máximo, inclusive negociações e consultas de Ultimo minuto. Quero agradecer a todos pelo espírito de cooperação e liderança. Mantivemos o compromisso de concluir o exercício da noite de ontem [segunda-feira] até hoje [terça-feira].
Os negociadores tiveram acesso ao texto nesta manhã por meio de um fórum virtual. Todos deveriam fazer a análise para debater na plenária marcada para as 10h30 no Riocentro, zona oeste carioca. Neste encontro, qualquer delegação pode rejeitar propostas e se manifestar, discordando em relação a ítens contidos no texto. O Itamaraty prevê que os debates avancem durante a tarde e não confirmou horário para a divulgação oficial do documento final, que será apresentado aos chefes de Estado a partir de quarta-feira (20), amanhã.
Os negociadores disseram que no documento há de forma clara a recomendação para o fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e indicações para que, no futuro, seja  criado um órgão independente. Há ainda detalhes sobre a proteção das águas oceânicas e uma espécie de bloco destinado aos financiamentos, mas sem cifras exatas.
Questão financeira é o impasse...
No entanto, ficará para outro momento de negociações a proposta do Brasil e dos países em desenvolvimento para a criação de um fundo específico para o desenvolvimento sustentável. A ideia era criar o fundo com recursos iniciais de US$ 30 bilhões, mas que até 2018 alcançaria US$ 100 bilhões.

Os representantes dos países ricos vetaram a proposta, alegando dificuldades econômicas internas. 
A União Europeia anunciou segunda-feira à noite, por meio de declaração, que o ideal era levar as negociações para o nível de ministros, retirando o debate do âmbito de diplomatas e técnicos.
Os negociadores se dividiram ontem, ao longo do dia, em quatro grandes grupos dedicados às questões sem acordo. Houve debates sobre as fontes de financiamentos para a implementação das metas fixadas, as definições referentes à regulamentação das águas oceânicas, o fortalecimento do Pnuma e o detalhamento relativo à economia verde. 
Em relação ao Pnuma, foram feitas duas alterações, incluindo o fortalecimento do programa e a possibilidade de ele ser ampliado e se tornar, no futuro, um organismo autônomo. A delegação brasileira defendia a criação imediata de um órgão independente incorporando o Pnuma, nos moldes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O que é Sustentabilidade para você?









Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle