19/12/2010

"FESTA PAGÃ/ /FESTA CRISTÃ"

          ESTE  MIMO  É PRA VOCÊ              
                                                           
 DESLIGAR O SOM?
               CLIQUE ( II) 
             
Com o mundo se secularizando mais, com o espirito de consumismo e materialismo, pode-se perguntar se, aos poucos, o Natal cristão está perdendo seu sentido e sendo substituído pela festa de Papai Noel. Muita gente nem sabe mais da mensagem do Natal cristão.
 Está acontecendo o contrário do que ocorreu com a instituição da festa de Natal. Lá no século III existia, no Império Romano, uma festa pagã chamada Festa do Sol. Era celebrada no dia 25 de dezembro quando, no meio do inverno, o sol voltava a aparecer A luz vencia as trevas. O sol era invencível.
A Igreja quis dar um sentido novo a essa festa pagã.
O verdadeiro Sol invencível é Jesus. Assim nasceu a festa do Natal cristão. (Não sabemos a data exata do nascimento de Jesus, mas agora a celebramos no dia 25 de dezembro, data daquela festa pagã).
Observando o que acontece hoje, parece que a festa pagã do Papai Noel está substituindo a festa do Natal cristão.
Pode-se ainda perguntar: de onde vem aquele legendário Papai Noel?
Nos países nórdicos da Europa, se celebra a festa de São Nicolau, no dia 6 de dezembro. Embora fosse um santo bispo, São Nicolau foi revestido de muitas lendas pagãs, originando-se da crença dos antigos povos germânicos de lá. Como um deus, São Nicolau anda nas nuvens, num cavalo branco. São Nicolau traz presentes para as crianças, que ele despeja nas chaminés das casas, porque São Nicolau anda também sobre os telhados das casas. Ele anda sempre vestido como bispo, com mitra, báculo etc. A festa de São Nicolau, até hoje, é celebrada com presentes, comes e bebes especiais, brincadeiras etc.
 Mas para os não católicos, aquele santo não foi sempre bem aceito e, aos poucos, foi substituído pelo Papai Noel, mais aceitável por todos. E, assim, o velhinho chegou aqui também.
Sempre me pergunto como, na cabecinha das crianças, se combinam Papai Noel e o Menino Jesus.
Há aqui algo a esclarecer na catequese, ou na família?
No mês de dezembro, geralmente param os encontros catequéticos que poderiam abordar o assunto. Muito, porém, dependerá da vivência em família. Como é preparada e celebrada a festa de Natal no lar?
Particularmente, gosto de falar aos meus netos o que ensinei aos meus filhos:  O aniversário é do MENINO JESUS,  é   FILHO de DEUS,  seu pai prometeu envia-lo a terra nascendo como ser humano, mas, também é DEUS e como tal, não precisa de presentes. Como é costume na terra, presentear os aniversariantes, criou-se esta tradição dos pais presentearem seus filhos, no dia de Natal, mas, há muitas criancinhas que os pais não podem lhes dar presentes, porque são muito pobres, então, as crianças que têm condições façam um brinquedinho ou tirem um brinquedinho que ja não usa mais ou peçam aos pais que comprem também, um brinquedinho, para ser doado ao coleguinha ou amiguinho, o filho da babá, aquele que não irá ganhar presentes no Natal, e sempre lembra-los que o mais importante não são os presentes nesta data, o mais importante é a solidariedade, a amizade o companheirismo, o Amor!
Acertando ou erradando, sempre de acordo com minha consciência.
Atualmente só se fala em Papai Noel, e o aniversariante, razão da data, que é o Menino Jesus, fica ofuscado e esquecido!
Importantes são os presentes ou o espírito natalino? -  de união, de reflexão e oração?
Não queremos dizer que os presentes não têm sentido no Natal. Podem ter se forem realmente sinais de "presença", de amor. Não são os presentes caros, luxuosos, mas os sinais simples que querem expressar a alegria de estar unidos, do mútuo bem-querer.
Que o Natal seja realmente a festa de amor, de solidariedade, de perdão e de conversão. Que o grande dom do Pai, o grande "presente" para a humanidade, tenha seu efeito na mudança de conduta, na consolidação da paz na família e na sociedade, no engajamento para a construção de um mundo mais cristão.
FELIZ NATAL!

Um comentário:

  1. Feliz Natal para a Amiga Celle seus familiares e amigos.
    Este texto é muito interessante, como ensinamento e como incentivo a respeitar, praticar e difundir o ESPÍRITO DE NATAL. Desejamos que seja sempre Natal, que as pessoas sejam amigas, compreensivas, tolerantes, e evitem qualquer conflito.
    O seu relacionamento do Natal Cristão com a festa pagã do Sol é parecida com a versão constante no post A FESTA DO NATAL TEM 4.000 ANOS !.

    Independente da explicação ou da fé que cada um tenha, é de todo o interesse que neste período festivo se desenvolva a determinação de cada um para a Paz e o amor universal, a procura de soluções pacíficas para os conflitos.

    Santo e Feliz Natal para todos, para termos um mundo melhor.

    João
    Do Miradouro

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle