07/03/2010

A TIMIDEZ

Um acontecimento um tanto constrangedor acontecido, ontem, me fez pensar nas causas que produzem a timidez e o acanhamento exagerados. Penso que a maioria das vezes ela tenha origem familiar na infãncia. 
Uma educação muito rigorosa e pais severos tendem a desenvolver comportamento muito  rígido no filho. Sua alto estima pode não ser boa por conta desses padrões quase inalcançáveis exigidos dele. Terá sempre pouco espaço para viver suas emoções e se expressar. Provávelmente será uma criança tímida, porque lhe impuseram exagerados limites.
Uma criança deve ser submissa aos pais dentro de casa deve saber que seu papel é de filho e de criança. E fóra precisa respeitar os direitos dos outros.
A criança rebelde certamente, terá dificuldades de adaptação ao meio externo.
Daí a responsabilidade dos pais de saberem como lidar com os filhos, nem muito enérgicos nem muito abertos. A criança precisa de limites sim, mostrados com firmesa e energia mas, sem  exagerado rigor.
A timidez está envolvida pelo medo e a vergonha:
Pode ser leve - muitas pessoas tem timidez para falar em público, isto não é algo ruim.
A timidez exagerada - a pessoa se sente insegura e deixa de lado seus desejos em função do receio sentido. É um impecilho a realização pessoal.
Fobia Social - a mais grave de todas elas por temer situações embaraçosas, neste caso é necessário assumir o problema e procurar ajuda competente.
Expressar é fundamental, é preciso não fugir das situações de exposição que a vida nos oferece e ser criticado é menos doloroso que ser inexpressivo, eu acho.
Para melhorar é necessário enfrentar o medo todos os dias.
Acredite mais em seus pontos fortes e procure valoriza-los.
Expressar é permitir que a vida flua em nós!

Um comentário:

  1. Desculpem meus amigos,os erros sou iniciante e nem sei consertá-los, estou tentando.
    Quem souber, aceito seus ensinamentos ou o passo a passo, rsrs.
    obrigada!
    Celle

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle