23/03/2010

O SER HUMANO

Psicologicamente poucos HOMENS são normalmente “construídos”.

Poucos HOMENS foram capazes de ordenar e por no devido lugar os diferentes planos de seu ser.
Poucos HOMENS são perfeitamente equilibrados.

O HOMEM bem construído, o é em três planos:
O físico,
O sensível
O espiritual.

Os planos se interpenetram, comunicam-se, reagem uns sobre os outros, mas sua hierarquia deve ser respeitada: o físico é o último, o menos nobre, e o espiritual está acima de todos, e é o mais belo. Se a ordem dos valores não for observada, a construção é mal feita, e o homem desagrega.
O sonho do HOMEM é ser totalmente senhor de sua existência.
E tem razão, pois sua superioridade sobre o animal consiste em poder analisar-se, analisar o mundo, julgar e dirigir sua vida segundo normas de seu ideal.
Mas, muitosHOMENS que se julgam donos de suas ações são de fato mais ou menos escravos de seu corpo e sua sensibilidade.
Não conseguiram estabelecer e manter sólida a hierarquia de suas faculdades.
Estes, ou não são lúcidos, ou não contam com suas próprias forças para se manterem “de pé”.

Vamos, de pé, seja HOMEM!

Não ande de cabeça para baixo, não deixe o físico assumir o comando.
Alguns caminham de rastros, é a sensibilidade que domina.
Quantas vezes não se obedece a ela?

O HOMEM DE PÉ é aquele cujo espírito, inteiramente livre, comanda a
sensibilidade e o corpo.
Não despreza nem um nem outro, pois ambos são bons e belos, mas, os domina
e dirige, como um chefe a seus subordinados.


7 comentários:

  1. Uma reflexão para que possamos nos analisar e sentir se temos nos mantido de pé como um HOMEM ou de quatro como os animais, se temos nos deixado levar pelos nossos sentidos, desejos e conveniências ou se nossa razão nos dirige...

    ResponderExcluir
  2. Querida Celle,
    Este post obrigou-me a uma profunda reflexão pois equacionou o homem em três vertentes e hierarquisando-as, subordinando o fisico e a sensibilidade ao espiritual. Tenho sempre assim procedido sem nunca ter dado conta de o fazer! Foi preciso ter lido este post para disso me aperceber pois fazia-o automáticamente sem refletir!
    Obrigado pois por me conscencializar no meu proceder.
    Uma Santa Pascoa e um grande beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Querida Celle,

    Um óptimo tópico para reflexão. Se nos consideramos animais RACIONAIS, é suposto darmos prioridade ao lado espiritual, do raciocínio, da razão, cultivarmos valores morais e éticos.
    Mas, infelizmente, neste mundo moderno estamos esmagados por forças que nos empurram para um materialismo crescente alienável, com tendência para o egoísmo, a vaidade a ambição, a ostentação.
    Deixa de haver sensibilidade, para a arte, a beleza, os outros, a sociabilidade, o convívio e a entreajuda. Até os homens, até hoje, mais alheios à cosmética do que as mulheres já estão a dedicar excesso de atenção à aparência física. Já se elegem candidatos a altos lugares políticos pela aparência física mesmo que o crânio esteja quase vazio! Já se avalia o valor das pessoas pela marca da roupa, do telemóvel e do carro em que se conduzem. Olha-se para o que a pessoa tem e não para o que ela é.
    Essa degradação com inversão de valores coloca o ser humano atrás de animais da selva, que teimamos em chamar irracionais, mas que nos dão sinais de comportamentos em grupo, sociabilidade, educação das crias, etc. Temos muito que aprender com eles, pois mantêm a escala de valores que é válida eternamente, mas que tem sido postergada pelo homem.
    O mundo não caminha no bom sentido quando desprezamos os aspectos da racionalidade (espírito) e da sensibilidade (afecto e arte).
    Deixámos de ser simples para sermos herméticos, viciados na procura de mais ter, de riqueza material, por qualquer meio.

    E assim com o consumismo se destrói o planerta e a vida humana.

    Beijos de amizade
    João

    ResponderExcluir
  4. João, obrigada pelo comentário! Publiquei como um alerta aos pais e avós que, por ventura, lerem a mensagem se lembrem das nossas responsabilidades,na educação da nova geração, para se tornarem "adultos completos" com o desenvolvimento corporal mental moral e espiritual.

    ResponderExcluir
  5. Luiz meu amigo, ja sabíamos da sua integridade, um verdadeiro "HOMEM', aquele cujos pais, desde a infancia, se preocuparam em educar e formar o caráter, o espirito, o físico o intelécto, um conjunto de capacidades que o diferenciam dos animais, a Rezão.

    ResponderExcluir
  6. Visitei mais uma vez. O Blog está muito bacana, interessante e merece sempre uma visitinha.

    Abraços

    ResponderExcluir

COMO ME ALEGRA SUA VISITA!
OBRIGADA!
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Não possuindo conta no Google comente como Anônimo e assine, assim saberei que me visitou e deixou seu parecer.
Beijinhos
Celle