Dia de inauguração é data festiva, especial. Entretanto um mês depois, aquela mesma organização, composta pelas mesmas pessoas, localizada no mesmo ponto, não tem mais o mesmo ambiente. O que se perdeu entre o dia da inauguração e o resto da vida da empresa foi a atitude básica que imprime qualidade a tudo que fazemos.
Por que isso acontece? Onde perdemos o brilho mágico que pode fazer de nossa conduta um espelho do sucesso que almejamos? A base desse desempenho instável são as crenças que acumulamos a respeito de valor. Fomos condicionados a acreditar que existem dias mais especiais que outros, que a vida é uma linha média, com alguns pontos altos. Isso é uma crença, o que significa que pode ser alterada. Em algum momento de nossas vidas decidimos que o Sábado é melhor do que a Segunda-feira, ou que a Sexta é mais divertida do que a Terça. Foi uma simples escolha, aleatória, que não determina uma verdade absoluta. É por isso que diferentes pessoas tem uma visão diferente sobre cada dia.
Façamos uma análise de nosso último semestre. Que pontos podemos destacar? Que dias foram especiais e por que? Onde aplicamos valor e iniciamos um caminho novo de prosperidade? Para a maioria das pessoas essas respostas demonstram uma escassez absoluta de momentos especiais. O semestre se foi e pouco dos nossos sonhos mereceu um empenho maior de nossa parte. O maior desafio das organizações brasileiras é inaugurar a empresa todos os dias. Isso significa um desafio pessoal de fazer de cada dia um dia especial. Não ter dias medianos, dias de menor importância. É preciso rever nossas crenças sobre valor e decidir que todos os dias tem seu “quê” de especial.
É claro, para que haja uma “inauguração” existem requisitos básicos, então vamos refletir sobre cada um deles:
Tenha um projeto: estabeleça alvos específicos para conquistar e tenha um projeto de vida. Nenhuma inauguração é possível se não for planejada. Eleja um objetivo, estabeleça prioridades, determine um cronograma e persevere na execução do planejado. Uma pessoa movida por seus sonhos tem ânimo para acordar todo dia com pique de inauguração.
Faça investimentos: há uma relação óbvia entre investimento e retorno, porém o fundamental é entendermos que antes de qualquer inauguração sempre há investimento de tempo, capital, neurônios e esforço. Bote mãos à obra, recomece os estudos ou se esforce mais em aprender, faça uma meditação diária sobre seu desempenho, crie novas idéias, não economize energia. Dia de inauguração pode ser estressante, contudo é muito revigorante também. Investir na própria vida sempre vale a pena.
Dê atenção aos detalhes: não deixe nada ao acaso. Lembre-se de mandar flores ou escrever bilhetes de agradecimento. Faça uma visita inesperada. Ofereça seu apoio em atividades comunitárias. Enriqueça seus relacionamentos com contatos freqüentes e cordiais. Tenha uma atividade física diária. Faça uma dieta vegetariana e durma uma hora mais cedo pelo menos uma vez por semana. Desenvolva um hobby. Colecione frases positivas. Mantenha correspondência com alguém do exterior. Enfim encontre maneiras de acrescentar pequenos detalhes de alegria ao seu dia-a-dia. Na verdade uma inauguração é um conjunto orquestrado de detalhes preciosos.
Prepare o “clima”: bem, dia de inauguração não é um dia qualquer, é dia de júbilo e sucesso. Para ser dia de inauguração tem que estar feliz, ter esperança no futuro, sentir que está fazendo algo novo e desafiador e, principalmente, ter orgulho de si mesmo. Assim prepare-se para entrar em clima de festa. Escolha um tema para o dia, pode ser o dia da cozinha para quem gosta de cozinhar, ou dia de shopping, da paquera, do encontro com os amigos, da feira, ou até mesmo do seriado favorito na televisão. O importante é dar sentido especial à própria existência. Vista-se para aquele dia, tome um banho prolongado, use sempre um bom perfume, prepare um café da manhã do jeito que você adora, entre com o espírito que a inauguração acontece.
É certo que a vida não é uma eterna festa, mas não pode ser simplesmente um amontoado de dias que se sucedem. Há dias melhores e dias piores, entretanto de um modo geral colecionamos mais dos piores. A dica aqui é se esforçar para ter um superávit de dias fantásticos. É, dá trabalho, contudo dia de inauguração é sempre muito mais divertido, ou não é?
Amiga Celle:
ResponderExcluirViver a vida com positivismo aprende-se com o tempo e compensa, mas não é fácil quando tudo à nossa volta é tão complicado.
beijinho e bom fim de semana
Fê